Motivação de funcionários no segmento de vendas

O mercado corporativo de vendas engloba profissionais de diferentes perfis, idades, formação acadêmica e níveis de experiências. Todos esses profissionais têm o mesmo propósito: vender mais. Entretanto, estar motivado para lidar com clientes e trabalhar uma venda que parece estar perdida nem sempre é uma tarefa fácil, por isso muito se fala sobre como motivar uma equipe de vendas, quais pontos partem do próprio vendedor e quais incentivos a empresa pode proporcionar para fazê-lo vender mais.

A satisfação profissional de um vendedor não deve depender unicamente do resultado de suas vendas. Elas podem render boas comissões, mas, por ser uma área com muitos “altos e baixos”, a motivação guiada apenas pelo fator financeiro tende a sumir muito rapidamente.

Além de desenvolver suas habilidades de vendas (através de cursos e treinamentos), o vendedor também deve trabalhar sua autoconfiança, seja por meio de autonomia nas vendas ou feedbacks por parte do chefe. Dessa forma, o profissional se sente mais seguro, confiante e, acima de tudo, se sente como uma peça importante da equipe.

Muitas vezes um vendedor tem seus esforços voltados para a automotivação, ou seja, o desejo particular para atingir metas que lhe são propostas e colher a recompensa pelos seus resultados. Já em outros casos, a empresa deve promover estímulos que façam suas equipes buscarem bons resultados.

Recompensas pelo atingimento da meta são bons fatores motivacionais. É claro que os bônus no salário são bem-vindos, mas a motivação vem de muitas coisas além de prêmios financeiros, como um dia de folga ou um convite para curtir um passeio ou jantar com a família.

Um bom planejamento irá conduzir as equipes ao melhor resultado e identificará o que precisa ser melhorado para que os resultados sejam entregues da forma mais prática e satisfatória.

A Viva! Experiências já realizou campanhas de incentivo e reconhecimento de colaboradores no setor de vendas de diferentes empresas, estabelecimentos comerciais e operações de call center. Confira alguns cases recentes:

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