Neste fim de ano, experiências valem mais que presentes!

Algumas pessoas acreditam que a felicidade mora em realizações materiais, principalmente ao encerrar um ciclo anual. Ter um bom emprego, poder comprar tudo que deseja é sinal de um objetivo cumprido. 

Porém, segundo pesquisas, a grande maioria enxerga um valor maior em algo que não é considerado tangível: experiências. As celebrações de final de ano nas empresas são um ótimo exemplo de como compartilhar esse momento pode ser mais importante e que experiências valem mais do que simples objetos.

Quando falamos de presentes ou compras próprias, diversos estudos mostram que experiências têm um valor oculto no caminho à felicidade. Quer saber como isso funciona? Vamos contar para você!

Por que experiências valem mais que um presente material?

Em um mundo em que as pessoas cada vez mais buscam a felicidade genuína além das conquistas materiais, alguns fatores podem indicar porque as experiências valem mais e geram mais felicidade do que presentes tradicionais.

A Ciência pode explicar. Segundo um estudo publicado por pesquisadores da San Francisco State University, “pessoas desfrutam de um maior nível de bem-estar com experiências de vida e consideram que elas são um melhor uso do dinheiro”.

Além disso, temos a pesquisa do Dr. Thomas Gilovich, psicólogo e professor da Cornell University, que foi a fundo no assunto e descobriu alguns dados interessantes sobre a comparação entre a felicidade proporcionada por presentes materiais e experiências que ficam marcadas na memória.

O estudo acompanhou pessoas após uma compra grande que claramente fez a pessoa que comprou muito feliz. Porém, essa felicidade teve um período muito limitado. 

Segundo Gilovich, “Um dos inimigos da felicidade é a capacidade de adaptação. Nós compramos coisas para ficarmos felizes, e nós conseguimos. Mas somente por um tempo. Novos objetos são empolgantes no começo, mas aí nós nos adaptamos a eles.”

O pesquisador ainda chegou a algumas conclusões interessantes para chegarmos à conclusão de que investir em experiências é uma ótima maneira de manter a felicidade no ambiente de trabalho:

Compartilhar experiências com outras pessoas

“A felicidade só é real quando compartilhada”. Essa frase do Alex Supertramp, que inspirou o filme “Na Natureza Selvagem”, é exatamente o que Gilovich percebeu durante seus estudos. 

Dividir a experiência com outras pessoas por si só é uma das formas mais fortes de conexão. Às vezes, pode até ser bom quando é ruim. Segundo o especialista, não existem experiências ruins, mas boas histórias para se contar.

Nós somos as nossas experiências

Os momentos que vivemos definem quem somos, muito mais do que objetos e outras coisas materiais.

“Você pode realmente gostar dos seus bens materiais. Você pode até pensar que parte da sua identidade está conectada a essas coisas, mas mesmo assim elas permanecem separadas de você. Por outro lado, suas experiências realmente fazem parte de você. Somos a soma total de nossas experiências.”, diz Thomas Gilovich.

As experiências como um bem coletivo

Os estudos mostram que os empregadores que desejam ter uma força de trabalho mais feliz e produtiva devem investir em experiências como um benefício. 

Gestores e profissionais de Recursos Humanos têm como papel manter a felicidade no escritório em alta, e uma solução para isso seria tornar as experiências algo mais acessível.

Para isso, a Viva! Experiências tem a solução necessária para sua equipe aproveitar benefícios corporativos diferenciados, que fogem do modelo tradicional de presentes materiais e encerrar o ano com chave de ouro!

Conheça nossas soluções e solicite um orçamento sem compromisso aqui!

Menu