Você está desmotivado no trabalho? Veja 5 sinais que comprovam isso

Rotina, baixas perspectivas de crescimento na empresa, salário insuficiente, falta de reconhecimento profissional… diversos são os motivos que causam desmotivação no trabalho. Uma vez que esses motivos fazem parte do seu dia-a-dia corporativo, a desmotivação pode estar visível na forma como você trabalha, age ou se comunica. Para não ter sua carreira prejudicada, é preciso reconhecer e identificar as causas da desmotivação antes que ela te leve a problemas maiores, como baixa da produtividade, situações de estresse, desentendimentos ou, em alguns casos, demissão.

Confira a seguir cinco características de um profissional desmotivado. Se você apresenta alguns desses sinais, analise a sua situação no trabalho e veja se é possível reverter a situação com pequenas mudanças ou se você realmente está “paralisando” sua carreira.

1 – A rotina no trabalho é um sacrifício cada vez mais pesado

DistractionsTodos os dias, milhões de trabalhadores saem de casa para mais um dia de trabalho. Muitos deles enfrentam um pesado trânsito ou transporte público lotado até a empresa. Todos os dias eles lidam com as mesmas atividades. E todos os dias aparecem os mesmos problemas (que se “arrastam” até o final da semana).

O cenário parece familiar para você? Se o seu trabalho parece não te trazer satisfação e você só se anima quando finalmente acaba o expediente na sexta-feira (ou no sábado), certamente a desmotivação faz parte do seu dia-a-dia.

Quem está desmotivado com o trabalho, acorda todos os dias com a impressão de que todo dia é o “pior dia da semana” e a rotina de levantar da cama e ir para o trabalho torna-se um sacrifício cada vez mais pesado.

2 – Você se sente estagnado na empresa

Além da rotina massante, a sensação de estar com a carreira paralisada também te afeta? Muitas pessoas, em alguma fase da carreira, têm desejos de aprender coisas novas ou se questionam sobre quais são suas chances de crescimento na companha. Isso é perfeitamente normal! Mas, se esses questionamentos se tornam cada vez mais frequentes – e, principalmente, se você não encontra a resposta para eles –, dificilmente você se sentirá motivado para dar o melhor de si no trabalho.

Se o seu atual trabalho não está alinhado com os seus propósitos para o futuro, é natural que o interesse em fazer parte da empresa diminua gradualmente, afinal você não vê a importância/valor do seu trabalho para o seu crescimento profissional e para o sucesso da companhia.

3 – Você sofre influências externas dos seus colegas de trabalho

Conflitos na equipe, causados por desavenças ou competitividade interna, por exemplo, também são fatores desmotivadores, uma vez que afetam o emocional de um trabalhador e torna o clima no ambiente de trabalho bastante desagradável. Além disso, no que diz respeito à motivação, um funcionário desmotivado pode “contagiar” os demais colaboradores e levar uma equipe a ter atitudes desanimadoras, com baixa autoestima e poucas iniciativas. Vale considerar que o seu próprio estresse e a irritabilidade também prejudicam o ambiente de uma empresa.

4 – Você não se sente valorizado na empresa

Desmotivado no trabalho 3O sentimento de não ser valorizado na empresa geralmente é causado pela falta de retorno, reconhecimento ou feedback por parte do chefe ou da liderança, principalmente após um projeto ou trabalho no qual você dedicou tempo e trouxe bons resultados.

Essa situação envolve tanto o colaborador quanto o contratante. Profissionais valorizados, que recebem com frequência um feedback sobre suas atividades, têm resultados melhores e com mais responsabilidade. Os gestores, por sua vez, devem promover este retorno, alinhado com as expectativas dos funcionários em relação às chances de crescimento na empresa – eliminando, assim, o sentimento de estagnação profissional (citado anteriormente).

5 – Você acha que as outras empresas têm trabalhos e salários melhores

Trabalhar em uma companhia, mas visar oportunidades melhores também é uma atitude relativamente comum. Você precisa pensar no seu futuro! Mas desejar trocar de trabalho apenas porque, aparentemente, qualquer outra empresa oferece melhores salários ou locais para trabalhar, é um claro sinal de insatisfação. Se você costuma achar que qualquer lugar é melhor do que a empresa na qual você trabalha atualmente, seja pelo ambiente, pelas atividades que o trabalho propõe ou pela remuneração recebida, você corre o risco de trocar de emprego, mas a desmotivação te perseguir.

.

Como lidar com a desmotivação no trabalho?

Sinais que revelam se você está desmotivado no trabalho 1

A desmotivação no trabalho não é saudável para a sua carreira, tampouco é vantajoso para a empresa – que espera por produtividade e resultados, mas pode ter prejuízos ao perder bons funcionários “vencidos” pela desmotivação.

Se você está desmotivado com o seu atual emprego, o mais importante é não agir por impulso e pedir demissão ou trocar de emprego sem ter um planejamento bem definido. A desmotivação no trabalho pode ser resolvida a partir de uma conversa com os superiores para decidir como é possível melhorar a situação com pequenas atitudes. A partir daí, é possível analisar se é melhor mudar de setor dentro da empresa ou se a melhor solução é mesmo procurar um novo emprego.

Pequenas atitudes – mas de grande importância – partem tanto do funcionário quanto da chefia. Promover o reconhecimento do seu quadro de funcionários através de incentivos, passar autonomia a eles e apresentar as chances de crescimento na companhia são fatores motivacionais que, em curto prazo, motivam funcionários e os mantém comprometidos com a companhia.

Para promover incentivos gastando menos, muitas empresas optam por presentear seus colaboradores com experiências. Após uma semana estressante no trabalho, um presente corporativo que promova bem estar e qualidade de vida praticamente elimina o sentimento de rotina ou de estresse em ir toda manhã para o trabalho.

A missão da Viva! Experiências é justamente atender a estas necessidades. Conheça nosso portfólio de experiências e ofereça um experiência inesquecível aos seus colaboradores: Viva! Experiências – Corporativo.

Referências: RH.com.br / Tom Coelho / G1

Menu