Vale-presente corporativo

O ato de presentear é um aspecto cultural e não deve ser entendido apenas como a entrega ou troca de produtos por entre duas pessoas. Os presentes representam uma forma de comunicação simbólica que ajuda a estabelecer e manter relações sociais, e podem ser produtos adquiridos, oportunidades de vivenciar determinadas experiências, serviços pessoais, objetos artesanais, dinheiro, vale-presentes, brindes de empresas etc.¹

Ao que diz respeito às relações pessoais, o ato de presentear nem sempre está alinhado ao tempo que um presenteador tem para encontrar o presente ideal ou, em outros casos, seja por falta de intimidade ou por outro motivo, não há como saber exatamente o que agrade o presentado.

Por questões de praticidade, é bastante comum que o presenteador compre um vale-presente com um determinado valor em créditos, evitando, assim, comprar algo que não agrade a pessoa a quem o presente se destina, e dando a possibilidade dela escolher o produto que lhe for mais apropriado.

No campo corporativo, o cenário é o mesmo: os vales-presente são usados em estratégias de motivação profissional de funcionários ou fidelização de clientes e fornecedores, com o diferencial de que podem ser personalizados de acordo com a necessidade de quem os usa para presentar: créditos únicos, valores cumulativos, vale-presente físico ou online, entre outros. Esses vales podem ser usados exclusivamente em datas comemorativas ou em campanhas vigentes na empresa, por exemplo.

A internet é um canal importante para difusão dos vales-presente, embora ainda sejam pouco utilizados no Brasil, se comparados a outros países como os Estados Unidos. Em 2014, a pesquisa GiftCard Inquérito IQ constatou que metade das empresas norte-americanas usam premiações em formato de cartões-presente para reconhecer os méritos de seus funcionários ou as parcerias com clientes e fornecedores.

Os motivos para as premiações variam entre reconhecer altos desempenhos, elevar a moral da equipe, desenvolver a lealdade dos funcionários e aumentar as vendas da empresa. Os presentes a serem resgatados nos vales corporativos geralmente são voltados a serviços de produtos (online ou não) e experiências de bem-estar, lazer e diversão em família.

Em linhas gerais, as vantagens que os vales-presente corporativos trazem representam um significativo impacto na motivação dos colaboradores de uma empresa. Conforme abordado anteriormente no blog, um vale-presente ou uma premiação que proporcione experiências para as pessoas é percebido com um valor afetivo muito maior do que um bônus financeiro no salário, além de custar menos para a empresa (que consegue gastar menos e MELHOR).

Referências: ¹Análise dos Motivos de Aquisição de Vale-presente Associados aos Papéis Sociais Adotados pelos Consumidores

A Viva! é uma empresa especializada em premiações, incentivos e experiências. Agende um atendimento conosco e faça como mais de 6 mil empresas: torne-se um cliente Viva! Experiências. Acesse nosso site: corporativo.vivaexperiencias.com.br

Menu