Premiar funcionários com experiências é mais barato

Reconhecer o papel que os colaboradores têm para os negócios de uma empresa é uma importante tarefa que um líder deve desenvolver. Pequenas ações motivacionais são fundamentais para melhorar o clima organizacional, gerar engajamento da equipe e fazer o colaborador “vestir a camisa da empresa”.

Para complementar esse incentivo – seja para aumentar uma determinada meta ou para reter talentos na companhia, as empresa vem buscando cada vez mais “agrados” para fidelizar funcionários que se diferenciam dos demais. Esses agrados, ao contrário do que se imagina, não estão relacionados com bônus em dinheiro.

O bônus em dinheiro, na realidade, foi uma alternativa utilizada por muitos anos, até que a necessidade de diminuir certos custos fez com que a empresa investisse em ações mais impactantes – e, curiosamente, mais baratas.

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Premiar funcionários com experiências é uma opção mais barata do que premiar em dinheiro

O dinheiro, pago em um bônus financeiro, exerce um curto efeito sobre o funcionário premiado. Algumas cifras a mais no salário fazem a diferença, mas, no final das contas, esse dinheiro não é aproveitado como deveria: geralmente, ele acaba sendo usado para pagar uma conta no final do mês ou entendido como algo que faz parte do salário, e não o resultado de uma meta conquistada.

Com as experiências acontece o contrário: são conquistas diretamente relacionadas a um objetivo específico e geram momentos que ficam na memória do funcionário premiado. Além disso, o valor percebido por aquela experiência é sempre maior do que o valor de fato. A empresa tem um gasto menor e quem ganha tem a percepção de que é algo mais valioso.

O valor investido em uma campanha de incentivo é compensado com o atingimento de metas ou aumento das vendas da empresa. Em outras palavras, o retorno financeiro é mensurável e garantido quando um plano de incentivo é bem desenvolvido.

Existem diversos exemplos práticos para isso e a campanha ideal varia de acordo com o perfil da sua empresa e de seus funcionários. A Viva! Experiências, por exemplo, tem clientes que fazem campanhas/projetos trimestrais, mas a premiação dos funcionários é semanal. Assim, o colaborador que atingiu uma determinada meta sente o resultado imediato do seu trabalho.

Há outros exemplos de campanhas em que a premiação é diária: toda vez que um colaborador bate uma meta que está associada a uma métrica da ação, ele ganha pontos em um catálogo de prêmios que foi desenvolvido para essa campanha.

Isso gera uma motivação instantânea e, em pouco tempo, é possível perceber uma maior mobilização por parte dos funcionários de diferentes hierarquias da organização, que se espelham nos demais para que também conquistem metas e vivam experiências inesquecíveis.

A Viva! Experiências trabalha com premiações e incentivos corporativos. Incentive seus colaboradores com experiências e soluções personalizadas. Solicite um orçamento através de nosso site: corporativo.vivaexperiencias.com.br

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