Métricas de avaliação em campanhas de incentivo

As campanhas e ações de incentivo são utilizadas para trazer melhores resultados nos processos de trabalho, ao mesmo tempo em que se trabalha a motivação e o esforço dos funcionários na busca por altos desempenhos, seja individualmente ou em grupo. Para criar uma campanha de incentivo bem sucedida na sua empresa, é importante definir as métricas de avaliação e a forma de entrega da premiação aos colaboradores. Além disso, adote estratégias que levem em consideração três fatores: desempenho, reconhecimento e premiação.

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Como criar uma campanha de incentivo bem sucedida?

Existem alguns passos essenciais para criar e organizar uma campanha de incentivo:

1  Estabelecer um propósito

Ações de incentivos podem ajudar a empresa a atingir diferentes objetivos:

  • Aumento do volume de vendas;
  • Aumento das vendas de um determinado produto ou serviço;
  • Conquista de novos clientes/prospects;
  • Aplicação de um novo produto/serviço ou modelo de trabalho;
  • Redução de custos de vendas;
  • Treinamento ou desenvolvimento de melhores técnicas de vendas;
  • Diminuição da rotatividade de funcionários (turnover); entre outros.

Cada campanha tem objetivos específicos que precisam de estímulos para sejam atingidos. Estabelecer metas dentro do histórico do colaborador, baseando-se na projeção de crescimento que a empresa espera dele dentro da campanha, é uma boa forma de reconhecer o seu trabalho, melhorar a sua autoestima e oferecer-lhe uma premiação para proporcionar motivação e satisfação profissional.

2 – Métricas de avaliação

Algumas métricas devem ser definidas para monitorar a performance e a evolução de cada funcionário. O ideal é não estabelecer metas iguais a todos os membros de uma equipe (exceto nos casos em que são estabelecidas metas com foco no trabalho em grupo).

Outras métricas de avaliação de campanhas de incentivo que a empresa pode utilizar são: atingiu-ganhou, cota mínima para atingimento da meta, superação (atingir uma porcentagem acima da meta estabelecida) e objetivos qualitativos (não tem foco em aumentos quantitativos, mas sim em melhoria nos processos internos e no atendimento aos clientes e fornecedores, por exemplo).

Em todos os casos, os critérios de avaliação devem ser definidos previamente pelo líder ou gestor, e o acompanhamento correto ajudará os colaboradores a atingir suas metas sem perder o ânimo ao decorrer da campanha.

3 – Oferecer experiências em vez de dinheiro

As experiências vivenciais têm efeito mais prolongado na motivação de um colaborador do que as premiações em dinheiro. Apesar de ter efeito direto na motivação, com o tempo o bônus no salário passa a ser usado para pagar as despesas do dia a dia e o colaborador pode não vincular mais este valor ao seu desempenho. Além disso, as experiências também são formas de incentivo mais econômicas, especialmente em períodos em que as empresas precisam reduzir gastos em diferentes áreas – inclusive nas ações de motivação de colaboradores.

4 – Acompanhar os resultados

Tão importante quanto definir os objetivos da campanha, é estabelecer uma data para alcançá-los e finalizar as ações de incentivo. Ao acompanhar os resultados, a empresa pode encontrar meios de ajudar colaboradores que possam ter alguma dificuldade e estimular aqueles que já estão quase batendo a meta. Uma boa finalização também é importante para que a próxima campanha comece bem!

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