Dentro de uma organização, qualquer gestor está sujeito a cometer erros de administração. Como consequência, não existe apenas os riscos para o negócio em si, mas também para a gestão de pessoas. Os funcionários podem se desmotivar por erros inicialmente pequenos, mas que, em grande escala, acabam com o ânimo de toda uma equipe.
Um dos principais erros que prejudicam as atividades e o crescimento de uma empresa é má gestão dos colaboradores para que eles deem o seu melhor. Sabendo disso, é preciso evitar que tais erros aconteçam, desde aqueles mais corriqueiros, até fatores que dizem respeito à satisfação individual dos funcionários.
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Cinco causas de desmotivação no trabalho
A produtividade de uma empresa pode ficar ameaçada devido a um problema que também é bastante comum: a falta de motivação profissional. Muitas vezes, o gestor não enxerga que sua equipe está desmotivada por erros que ele mesmo vem cometendo. Abaixo, confira os cinco principais erros que desmotivam os funcionários de uma empresa:
1 – Falta de retorno do chefe
O feedback é importante em diversas situações corporativas, seja para elogiar um trabalho bem desempenhado ou para ajudar o funcionário que esteja com dificuldades para realizar suas tarefas com excelência. Se o chefe prefere dar broncas quando o colaborador comete um erro ou omite uma mensagem positiva de ‘bom trabalho’ quando ele cumpriu o que foi delegado, há grandes chances do funcionário se desmotivar ou se frustrar.
2 – Falta de reconhecimento profissional
Além do feedback, também é importante valorizar e reconhecer o trabalho dos seus colaboradores, uma vez que isso causa um bem-estar direto e maior satisfação pessoal e profissional. As principais formas de reconhecer seus colaboradores são: bônus no salário, premiações, vouchers de experiências, efetivação e planos de crescimento na empresa.
3 – Metas inatingíveis ou sem desafios
O desafio profissional é um dos principais fatores que motivam uma pessoa a desempenhar seu trabalho com foco e dedicação. Quando isso não acontece – ou seja, no caso das metas que não apresentam nenhuma dificuldade ou desafio – ocorre desânimo na equipe. Por outro lado, o mesmo acontece em caso de metas com altos graus de dificuldade e sobrecarga. É preciso haver um equilíbrio entre as duas situações e o papel do líder é proporcionar esse ponto.
4 – Conflitos na equipe
Todo gestor deve estar preparado para lidar com conflitos na equipe. Isso pode acontecer por causa de colaboradores “difíceis de lidar” ou por competitividade conflituosa. O primeiro passo é proporcionar a colaboração entre os funcionários para atingimento de metas e formas de recompensa/reconhecimento. Em casos de competição prejudicial ao bem-estar corporativo, lembre-se do feedback citado no 1º item e tenha uma comunicação clara com a equipe.
5 – Gestores autoritários
Os conflitos também podem ocorrer entre a chefia e os colaboradores. Chefes que agem com autoridade agressiva ou apenas delegam tarefas sem estar à disposição para esclarecer dúvidas e orientar seus funcionários causam mal estar na empresa. Essa é uma mudança que depende exclusivamente do gestor; do contrário, a desmotivação será cada vez mais frequente na empresa, além do maior índice de turnover entre funcionários.
Outros fatores não estão diretamente relacionados com o gestor, mas também causam desmotivação nos funcionários de uma empresa, tais como salário insatisfatório, local inadequado de trabalho, demanda de trabalho maior que a estipulada, comunicação ineficiente com os funcionários etc.
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