Ações motivacionais no trabalho

A desmotivação pode atingir qualquer profissional, independentemente da empresa onde trabalha, atividade desempenhada ou salário que recebe. A situação não é incomum: ao ter novas responsabilidades, um profissional se sente motivado e mantém esforço e energia na realização de suas tarefas; entretanto, esse “gás” pode se perder com o passar do tempo, principalmente se os desafios nas atividades diárias passam a ficar cada vez menores.

Algumas das situações mais comuns com a desmotivação no ambiente de trabalho são: desânimo, baixa produtividade, falta de comprometimento e, por vezes, estresse ou atrasos constantes. Sabendo disso, a empresa deve adotar medidas e/ou ações motivacionais no trabalho para gerar entusiasmo entre os funcionários, ao mesmo tempo em que seu faturamento não é prejudicado.

Sua empresa conhece as vantagens de motivar uma equipe de trabalho?

“Em 2013, uma pesquisa realizada pela SSK Análises Mercadológicas com as 500 maiores empresas brasileiras, apontou que as organizações devem investir 16% a mais em campanhas de incentivo entre os anos de 2014 e 2015, em comparação com os investimentos do ano anterior.”

Investir na qualidade do trabalho e na motivação do público interno de uma empresa é uma importante estratégia para promover um ambiente de trabalho. O que, inicialmente, começa como um campanha interna, torna-se, aos poucos, o reflexo de uma boa gestão de pessoas. Isso porque, as campanhas de incentivo (caracterizadas por programas de relacionamento que têm, como objetivo final, motivar os funcionários que estão envolvidos com a produtividade da companhia) têm, por consequência, melhorias na produção, vendas, atendimento com clientes e relacionamento entre colaboradores.

Dessa forma, a imagem da empresa também é favorecida: uma companhia que se preocupa com seus colaboradores e incentiva que eles batam suas metas e sejam recompensados por seus resultados, certamente vai atrair/reter profissionais que se identifiquem com seus valores e estejam comprometidos com a organização.

Leia também: Como criar uma campanha de incentivo? Veja 8 dicas essenciais.

.

Ações e campanhas de incentivo: cases

As ações de incentivo no trabalho podem envolver pequenas demonstrações de motivação, como uma comemoração para o(s) aniversariante(s) do mês, happy hour entre os departamentos, premiações por desempenho, treinamentos ou palestras motivacionais, entre outras. Essas ações podem ser pensadas individualmente ou fazer parte de uma campanha de incentivo.

Ações motivacionais no trabalho - Viva Experiencias Claro

Em 2015, a Viva! Experiências realizou uma campanha para a Claro S.A., que desejava premiar sua força de vendas com um almoço ou jantar para casal com tudo incluso em um dos restaurantes italianos mais tradicionais e charmosos de São Paulo, o Lellis Trattoria. A identidade da Claro foi preservada no convite – que apresentava um cardápio exclusivo e a assinatura da diretoria.

Ações motivacionais no trabalho - Chama Pro Jogo

Evento de lançamento da campanha Chama Pro Jogo

Recentemente, a campanha Chama Pro Jogo, realizada pela Teletech & Google, substituiu o projeto Volta Ao Mundo e foi atualizado com prêmios semanais e mensais. A campanha, que também conta com as experiências da Viva! em um catálogo de prêmios exclusivo, faz parte de uma ação de incentivo para operadores de call center do Google.

Ao contar com o apoio de empresas especializadas para o desenvolvimento de campanhas de incentivo para colaboradores e força de venda, alguns detalhes são ajustados: criação do tema, slogan ou logomarca da campanha, material de comunicação, implantação da campanha, regulamento, métricas de análises e premiação aos vencedores.

Acesse nosso site e conheça outras campanhas e clientes. Solicite um atendimento para conhecer nossas premiações e soluções corporativas: corporativo.vivaexperiencias.com.br

Menu