Marketing de incentivo e campanhas de incentivo

O marketing de incentivo é um conjunto de ações utilizadas para gerar entusiasmo e motivar equipes de trabalho, ao mesmo tempo em que elas buscam alcançar resultados cada vez melhores e trazem mais lucro para a empresa. O marketing de incentivo? é concretizado através de uma campanha – que pode ter uma meta estipulada para os trabalhadores, no qual o resultado alcançado é premiado/recompensado com experiências, viagens, cartões-presente, catálogos de compras etc.

Dentro da relação “resultado x motivação”, as campanhas de incentivo trabalham com programas de relacionamento e eventos corporativos que tem como objetivo final motivar todos os funcionários que, de alguma forma, estão relacionados com a produtividade da companhia. Dessa forma, eles percebem que estão em uma empresa que valoriza e reconhece seus esforços.

Marketing de incentivo e campanhas de incentivo 2Além disso, não é apenas um quadro de “equipe desmotivada” que se encaixa no marketing de incentivo. A técnica pode ser aplicada por diferentes motivos e circunstâncias. Os funcionários podem se encantar com as perspectiva de ganhar uma viagem ou outra experiência que nunca viveram antes e, consequentemente, se comprometem em alcançar melhores resultados.

Isso se encaixa até mesmo no nosso dia-a-dia, visto o engajamento que promoções de marcas famosas têm ao indicar que seus clientes juntem e preencham cupons a fim de participarem de um sorteio para a “viagem dos sonhos”. O mundo corporativo não é muito diferente disso: o funcionário foca em melhorar seu desempenho profissional a fim de receber um prêmio pelos resultados alcançados. Os demais membros da equipe, vendo que a premiação é possível, se motivam a ter as mesmas conquistas, num ambiente competitivo saudável.

Para adotar uma campanha de incentivo na sua empresa, alguns aspectos devem ser considerados para que essa ferramenta cumpra seu papel:

  • Entender o motivo pelo qual a campanha foi criada;
  • Definir o objetivo da campanha;
  • Mapear o perfil dos colaboradores que serão motivados;
  • Estipular as metas e o regulamento;
  • Descrever a premiação e as métricas de avaliação;
  • Análise dos resultados e reconhecimento dos participantes (entrega de prêmios).

Marketing de incentivo e campanhas de incentivo 3Além disso, seguem algumas recomendações:

1. É preciso estabelecer metas possíveis de serem alcançadas. Do contrário, o objetivo principal (motivação/mais resultados) não será atingido.

2. Não adianta oferecer prêmios “indesejados” ou que ninguém queira receber. Além disso, se possível, ofereça ao premiado a liberdade de escolha do prêmio através de cartões presente e vouchers de premiação.

3. Os responsáveis pela campanha devem dar feedbacks periódicos aos participantes até o final da campanha como forma de pequenos estímulos para que eles continuem motivados.

4. Uma alternativa é escolher prêmios que vão de bens duráveis a bens de consumo; um exemplo típico são as premiações em viagem que se tornam inesquecíveis na memória das pessoas.

5. É possível contratar empresas especializadas em campanhas de incentivo e presentes corporativos para realizar essa estratégia.

No geral, as campanhas de incentivo representam um bom custo/benefícios para a empresa, pois o valor investido com essas ações é suprido com os resultados alcançados.

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Referências: Portal da Comunicação e O Melhor do Marketing.

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