Saúde Mental no Trabalho: o que as empresas podem fazer

A questão da saúde mental no trabalho nunca foi tão falada como nos dias de hoje. É de extrema urgência que os gestores e donos de empresa saibam e entendam as situações para que seja feito algo a respeito nos escritórios.

Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), doenças como ansiedade e depressão causam uma perda de produtividade que pode custar 1 trilhão de dólares ao ano para a economia global. Além disso, a organização estima que há mais de 260 milhões sofrendo de depressão no mundo, um número maior que a população do Brasil.

As empresas e a saúde mental no trabalho

Ainda de acordo com a OMS, a cada dólar investido em estratégias e ações a favor da saúde mental no trabalho, há um retorno de quatro dólares em produtividade e saúde melhorada.

Para isso, as empresas devem estar cientes do importante papel de um ambiente de trabalho saudável onde colaboradores e gestores contribuem ativamente para proteger e promover a saúde mental e o bem-estar de todos.

Quer conhecer algumas ações que podem melhorar a saúde mental dos seus colaboradores? Então leia o post até o final e descubra essas dicas!

Estimule a prática de esportes

Já se sabe que praticar esportes ajuda na liberação de endorfina, uma substância que é responsável pelo bem-estar e a felicidade.

Por isso, é muito importante que as empresas saibam montar ações que estimulem a prática de atividades físicas, como uma partida de futebol ou até exercícios individuais como yoga e musculação.

Use a tecnologia a favor da saúde mental

Um programa efetivo para adotar novas medidas a favor da saúde mental no trabalho deve utilizar as últimas tendências da tecnologia. 

Temos, por exemplo, Instrumentos de autoavaliação da saúde emocional, como questionários, que podem ser facilmente preenchidos por cada colaborador via dispositivo móvel ou computador.

Além disso, existem ótimos apps que ajudam os colaboradores mais necessitados, como o Headspace e o Vittude, parceiro da Viva! Experiências.

Ofereça pausas

Uma estratégia que os colaboradores podem adotar em suas rotinas são as pequenas pausas durante o trabalho para que se evite o esgotamento mental, um dos principais responsáveis pelo aparecimento de episódios depressivos.

Pequenas pausas de 5 ou 10 minutos a cada 1 ou 2 horas pode ser o suficiente para recarregar as baterias em um dia produtivo.

Benefícios e premiações

Sabemos como ninguém como benefícios e presentes corporativos fazem toda a diferença no ambiente de trabalho. Esses bônus aumentam a produtividade, o engajamento e, é claro, a felicidade coletiva. 

Segundo a Forbes, 60% dos trabalhadores estão dispostos a receber menores salários em troca de melhores benefícios, como presentes corporativos, vale-alimentação, vale-cultura, etc.

Essas dicas foram úteis? Então leia nosso artigo sobre a saúde dos seus colaboradores e fique por dentro dos posts da Viva! Experiências para mais conteúdos relevantes!

Menu