O marketing pensado para dentro da empresa nunca foi tão difundido como nos dias de hoje, e a prova disso é uma estratégia conhecida como Marketing de Incentivo.
Antes de instigar o seu cliente, a sua marca precisa ter colaboradores engajados e preocupados em mostrar cada vez mais compromisso com o seu cargo e suas funções, e é aí que entra essa ferramenta incrível chamada Marketing de Incentivo.
O que é Marketing de Incentivo?
Marketing de Incentivo é um conjunto de ações e estratégias que tem como objetivo o engajamento e maior compromisso dos colaboradores por meio de premiações, benefícios e outros bônus que a empresa possa providenciar.
As campanhas de Marketing de Incentivo podem ser baseadas em metas, prazos de entrega e premiações, fazendo com que os funcionários tenham algo a mais para conquistar além dos resultados positivos na empresa.
Esse tipo de incentivo pode causar um efeito dominó beneficiando até o seu cliente final! Quer saber como? A Viva! Experiências te conta!
Quais os benefícios do Marketing de Incentivo?
Aos poucos, as pequenas e médias empresas estão adotando novas estratégias para incentivar o colaborador a ser mais proativo e melhorar o desempenho dele.
Segundo um estudo da Associação de Marketing Profissional (AMPRO), 56% das empresas já adotam alguma dessas práticas internamente. Isso significa que a maioria das organizações já abriu os olhos para os benefícios que essas técnicas podem trazer ao ambiente de trabalho.
Separamos algumas das principais vantagens que o marketing de incentivo pode trazer para a sua equipe!
Alta produtividade
Premiar os colaboradores mais engajados ou incentivar a equipe num geral com benefícios extras implica diretamente em uma melhora no desempenho e produtividade em suas tarefas.
Retenção de talentos
Lançar campanhas internas de marketing de incentivo é uma ótima forma de valorizar os talentos e esforços individuais daqueles que se destacam e mantê-los na empresa. Hoje não basta só pagar um bom salário, a experiência como um todo é um grande diferencial para as peças chave da equipe.
Cliente final mais satisfeito
Vender é o objetivo principal de toda empresa e também é uma consequência direta de um bom marketing de incentivo. Uma boa política de valorização dos colaboradores faz com que clientes sejam bem atendidos e fiquem satisfeitos com o serviço oferecido, mesmo não sabendo que existe uma grande estratégia interna.
Como colocar o Marketing de Incentivo na prática?
Agora que você já sabe sobre os benefícios do marketing de incentivo, vamos citar algumas dicas para você e sua equipe de endomarketing terem em mente na hora de aplicar essas técnicas:
Planejamento
Primeiramente, o marketing de incentivo deve ser algo completamente condizente com a cultura corporativa da empresa. Defina premiações que são a cara da sua marca e das pessoas que vestem a camisa. Planeje metas, objetivos e prazos de acordo com as suas dores e deixe claro para todos o que a organização deseja cumprir.
Comunicação
As grandes marcas sacaram isso e hoje o marketing de incentivo se tornou mais acessível para pequenas e médias empresas. Caso o orçamento permita, realize eventos e comunique efetivamente seu público-alvo e apresente um vínculo fortalecido entre marca e colaborador.
Pensar fora da caixa
Não se limite a copiar modelos, em uma empresa pode funcionar e em outras não. Por isso, é importante pensar em uma campanha com a cara de seus colaboradores ou uma que forneça uma experiência totalmente customizável e diferente do normal.
Se você busca definir quais serão os benefícios, que tal conhecer a Viva! Experiências? Nosso catálogo de experiências para premiações corporativas pode ser a solução definitiva para uma campanha de marketing de incentivo de sucesso! Quer saber mais? Entre em contato conosco e engaje ainda mais a sua equipe!