Loyalty 3.0: Conheça a tendência do mercado de incentivo

O mercado de incentivos e de fidelização cresce constantemente no Brasil, mostrando sua força ao contribuir no aumento da produtividade e rentabilidade das empresas. Mundialmente utilizada, essa estratégia se renova constantemente e já trabalha com um conceito que virou tendência para os próximos anos: o loyalty 3.0.

Criado por Rajat Pahara, empresário norte americano e pioneiro no mercado de gamificação, o loyalty 3.0 trabalha com campanhas de incentivo em níveis avançados. Com ele, a criação das ações reúne estudos de personas, Big Data e Gamificação – construindo um programa com um custo benefício vantajoso para a empresa, que conseguirá motivar sua equipe e fidelizar clientes. O conceito é explicado em detalhes no livro “Loyalty 3.0: How to Revolutionize Customer and Employee Engagement with Big Data and Gamification”, ainda sem tradução para o português.

Loyalty 3.0: Como funciona?

A ideia é simples: é preciso entender o participante, oferecer prêmios relevantes e medir as reações do público. O grande trunfo é que aplicar os conceitos do loyalty 3.0 requer pouco investimento. Estratégias baseadas nesta tendência conseguem um equilíbrio entre resultados financeiro e engajamento.

Existem algumas etapas que otimizam a criação de um programa de incentivo e fazem dele muito mais do que uma alternativa de manter colaboradores engajados, tornando-se uma ferramenta poderosa para entender o comportamento da equipe.

O primeiro passo é definir o real objetivo da campanha e escolher seu público-alvo. Essa tendência permite o conhecimento profundo dos participantes e torna seu programa de relacionamento ainda mais rico. Entendendo suas dores e expectativas, a premiação pode ser definida de forma mais assertiva e garantir grandes resultados. Depois, basta dar o start na campanha de incentivo e acompanhar os níveis de aceitação dos colaboradores.

Programas de incentivo com muito mais valor

A tendência ressalta ainda mais a importância de valorizar o colaborador em todas as etapas. Com o loyalty 3.0, sua participação é amplificada e a comunicação totalmente personalizada e individualizada – graças ao cruzamento de informações com o Big Data. A gamificação arremata o projeto, e permite que os participantes se sintam mais engajados e dispostos a cumprir os objetivos. Aqui, o uso da tecnologia não é apenas um facilitador de quem realiza a gestão, mas sim um contribuinte fundamental para o sucesso da campanha.

catalogo-premios-Um ótimo exemplo disso é o nosso Catálogo de Prêmios, uma solução prática que permite a realização de premiações com maior eficiência. Seja voltada para colaboradores ou clientes, a campanha tem um índice maior de participação e uma variedade de opções entre gastronomia, bem-estar, aventura, esporte e muito mais.

Ideal para campanhas recorrentes, a solução permite a personalização de domínio, banner de acordo com a campanha vigente e a criação de nomenclatura da moeda. Com isso, o programa de incentivo ganha mais peso ao ser divulgado. Além disso, o gestor pode criar o catálogo com as experiências que mais combinam com a personalidade do público – aqui, o Big Data da corporação entra em cena e auxilia na construção de todo o programa.

Para aplicar a gamificação e tornar a campanha mais atrativa, a modalidade de acúmulo de pontos é a mais indicada e desafia o colaborador a atingir suas metas com mais motivação, para poder finalmente garantir a experiência que mais lhe agrada.

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