Os colaboradores da sua empresa sofrem de alguma forma com a falta de reconhecimento profissional? Você sente que é necessário fazer algo a mais por essas pessoas que realmente vestem a camisa?
Um estudo feito pela ISMA (International Stress Management Association) revelou que 89% dos profissionais se queixam de estresse por falta de reconhecimento no trabalho, podendo levar a problemas mais graves e duradouros como síndrome do pânico e depressão.
Partindo do ponto de que o reconhecimento é uma necessidade psicológica, podemos traçar o caminho para uma empresa que deseja investir mais em recompensas e ver as pessoas que a compõem mais felizes e produtivas.
O que a falta de reconhecimento profissional pode acarretar?
Muitas coisas passam pela cabeça do colaborador quando ele se sente cabisbaixo e subaproveitado. O profissional desmotivado gera um efeito dominó que pode sair caro para a empresa, indo do nível alto de estresse do dia a dia até para crises em relacionamentos entre líderes e liderados.
Não podemos esquecer das questões de saúde mental: sofremos uma verdadeira pandemia de ansiedade e depressão nos dias de hoje, e é necessário que, frequentemente, essas pessoas se sintam em um ambiente saudável e sociável.
Se você quer saber como começar a reverter a situação e eliminar a falta de reconhecimento profissional na sua empresa, a gente conta abaixo!
Reconheça o que acontece com o colaborador:
65% dos colaboradores que deixaram seus empregos disseram que não se sentiram devidamente reconhecidos pelos seus superiores. O primeiro passo para mitigar esse turnover muitas vezes desnecessário é entender, identificar e se colocar no lugar dessa pessoa que está com problemas.
Por isso, é essencial o investimento na área de Recursos Humanos, eles que serão responsáveis por um ambiente profissional mais viável a todos e repassar as necessidades à gerência. Assim que as questões forem identificadas, é hora do gestor das as caras e acompanhar de perto esse processo tão importante e ajudar na evolução como um bom líder.
Incentivar os relacionamentos profissionais
As questões de saúde mental não precisam ser um tabu. Estresse, ansiedade e depressão existem e são mais comuns do que se imagina.
Os especialistas em prevenção e tratamento desses problemas sugerem para que o trabalhador não se isole profissionalmente e busque contatos com pessoas da mesma área. Isso aumenta as chances de novas ofertas que podem trazer maior satisfação, além de funcionar como uma válvula de escape, onde angústias e anseios podem ser compartilhados.
Como gestor, o seu papel é favorecer o seu ambiente profissional para que isso aconteça e, é claro, se inserir nesse meio para que os colaboradores se sintam notados!
Estabelecer a cultura de reconhecimento profissional
Uma pesquisa da Gallup constatou que colaboradores que sabem que terão reconhecimento pelo seu bom trabalho têm um maior incentivo a realizarem seus projetos.
E é muito fácil começar isso sem um alto investimento: Elogie! Dê espaço para enaltecimentos quando prazos forem cumpridos e soluções criativas forem propostas. Você vai ver como os comportamentos e a execução das atividades irão mudar para melhor.
Indo mais fundo, é ideal estabelecer metas e inserir programas de incentivo na sua empresa. São ótimas formas do colaborador fazer valer a pena todo aquele esforço profissional, além deles se sentirem motivados a querer fazer cada vez mais.
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