O que é Comunicação Interna e como adotar na empresa?

Gerar diálogo entre as diferentes partes é extremamente necessário para a evolução de uma empresa. Esse processo se inicia em uma boa comunicação interna, principalmente se bem gerenciada. Mas será que a sua empresa está tendo uma experiência satisfatória quando falamos de boa comunicação? Veja abaixo o que a Viva! pode te oferecer sobre o assunto!

O que é comunicação interna?

Segundo Margarida Kunsch, o conceito de comunicação interna é o seguinte:

“Comunicação Interna é um setor planejado, com objetivos definidos para possibilitar toda a interação entre organização e seus colaboradores.”
Podemos também definir como um conjunto de ações feitas por meio de canais de comunicação, com o propósito de engajar os colaboradores com a organização.
Essas ações podem ser gerenciadas ou serem feitas de forma desordenada, ambas não deixam de ser comunicação interna. Mas será que uma estratégia pensada não funciona melhor e vai de acordo com os valores da sua marca?

Quais são os objetivos da comunicação interna?

O objetivo principal da comunicação interna das empresas é apenas um: Informação. Informar é ter a certeza de que dados importantes e relevantes estejam sendo passados aos colaboradores que precisam ouvir, é oferecer conteúdo que agregue o dia a dia dos colaboradores.
Com o engajamento em alta, promovemos o encontro de diferentes áreas e aproximá-los da gestão e direção da companhia, gerando um alinhamento de expectativas de todas as partes.
Para grandes empresas, é importante lembrarmos do alcance dessa informação. Com vários departamentos e diferentes culturas organizacionais ou filiais, é necessário que essa comunicação saiba reverberar nos mais diversos ambientes profissionais.
E para que sua empresa tenha uma comunicação interna efetiva, ela precisa acontecer horizontalmente. Ou seja, ela deve ir e vir de todas as áreas. Não basta só ouvir, é necessário que haja essa troca de informações.

Vantagens da comunicação interna

Criar essa cultura de comunicação interna na empresa traz muitas vantagens bem-vindas para a sua marca e para as pessoas que a representam. Podemos citar três exemplos bem claros de como o estímulo ao diálogo melhora o ambiente de trabalho:

Fortalecimento da cultura organizacional

Colaboradores sintonizados que tem respeito ao próximo estão alinhados com uma cultura organizacional que prioriza relacionamentos. Configurar essa divulgação de informações baseada em uma cultura que estimule diálogos entre todos os setores é essencial para uma melhora na comunicação interna.

Estímulo ao bom comportamento

A promoção da comunicação interna deve ser expressada na prática com bons exemplos e um discurso coerente. Pode-se começar incentivando e divulgando valores e condutas esperadas pela organização, para que seja construído um senso comum entre as equipes.

A quebra de “panelinhas”

Não há problema algum na criação de grupos menores de relacionamentos mais próximos, mas é papel da comunicação interna atuar ativamente para quebrar esses silos, integrando as diferentes equipes em busca do mesmo propósito por meio de colaborações e compartilhamento de ideias.

Qual é a diferença entre comunicação interna e endomarketing?

Você deve estar se perguntando: qual a diferença entre tudo isso que eu li para o endomarketing? 
Pois bem, o marketing interno tem mais a ver com as ações que fazem o colaborador “vestir a camisa” e promover a marca, com o objetivo de motivar o colaborador e, no fim, isso gerar mais vendas e lucro para a empresa.
Já a comunicação interna tem como propósito unir pessoas e alinhar informações entre gestores e equipe. Mas é claro que ambas as estratégias andam juntas e funcionam perfeitamente em harmonia!
Agora que você já sabe sobre como deixar a equipe mais unida por meio do diálogo, que tal conhecer as soluções da Viva! Experiências em premiações para o colaborador? Tenho certeza que sua equipe vai adorar receber presentes diferenciados e customizados! Entre em contato conosco e saiba mais!

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