Quando falamos de campanha de incentivo, estamos entrando em um detalhe do chamado Marketing de Incentivo, que envolve toda a cultura de uma empresa, como políticas para melhorar o clima organizacional e promover boas atitudes no ambiente profissional.
Mas se você quiser saber como funciona uma campanha específica para incentivar seus colaboradores, a Viva! Experiências vai te contar!
O que é campanha de incentivo?
Campanhas de incentivo são instrumentos com o objetivo de engajar a equipe de colaboradores e, assim, melhorar os resultados da empresa como um todo. Práticas do tipo são comuns em setores que buscam as vendas de produtos e serviços, para que as recompensas sejam além da comissão quando o colaborador bate a meta esperada.
E como já falamos no outro post, esse tipo de campanha é interna, mas os resultados serão evidentes para o seu público final!
Como definir uma campanha de incentivo
Definir uma campanha de incentivo depende de cinco passos importantes que os gestores e setores como RH e Endomarketing devem aplicar. Separamos essas dicas para te ajudar a inserir essa ação na sua empresa!
Definir metas
Quando o objetivo for o início da aplicação das estratégias de incentivo na sua empresa, é importante levar em conta todos os dados demográficos, o clima organizacional e a política de cultura da sua marca, para que seja possível definir metas coletivas e individuais.
Assim, é possível criar um ambiente de motivação e competição saudável, para que haja reconhecimento e premiação dos melhores resultados.
Regras e regulamento da campanha
Em uma campanha de incentivo efetiva, as melhores performances precisam ser recompensadas. Para que haja entendimento geral, é necessária a criação de um regulamento em linguagem clara e coerente. Assim, a empresa garante mais segurança e deixa bem nítida a intenção aos participantes.
Divulgue a campanha
Nesse ponto, é interessante não só divulgação interna mas também investir em campanhas para o público final! Afinal, a relação entre o público interno e externo é maior do que se imagina, e essas divulgações devem ser feitas em duplicidade para que a cadeia de vendas seja funcional.
Análise dos resultados
Uma análise de todas as etapas da campanha de incentivo, desde o planejamento até o encerramento, deve ser feita para que os resultados sejam perceptíveis para a gestão e também para o aprimoramento dessas ações.
É importante também ter uma noção sobre o feedback dos clientes em relação ao serviço prestado, para que a sua empresa possa atingir um status de excelência no atendimento e nos produtos oferecidos e serviços prestados.
Premiação da campanha
Não tem como fazer uma campanha de incentivo sem uma premiação, não é mesmo? Na hora de definir o prêmio, é preciso cuidado e conhecimento sobre o perfil dos colaboradores para que essa recompensa seja do agrado de todos e que faça jus ao esforço sugerido pela campanha.
Se você busca uma premiação versátil, adaptável, diferente e muito interessante para seus colaboradores, que tal conhecer a Viva! Experiências? Temos as melhores soluções em recompensas que vão além de um simples bem material, são experiências que a sua equipe nunca vai esquecer! Entre em contato conosco e faça uma campanha de incentivo de sucesso!