O trabalho remoto ou home office tornou-se comum durante a pandemia, com muitas empresas adotando o modelo em detrimento ao trabalho presencial para manter seus funcionários em segurança.
No entanto, à medida que as restrições começam a diminuir, muitas empresas estão optando pelo retorno ao trabalho presencial. Nos EUA, as big techs, por exemplo, estão realizando um movimento de retomada ao escritório, mesmo que em um modelo híbrido.
Mas, afinal, qual é a melhor opção? Neste post, vamos explorar as vantagens de cada modelo e discutir as diferenças entre o trabalho presencial, home office e híbrido.
Trabalho presencial
O trabalho presencial é o modelo tradicional, onde os funcionários vão para o escritório durante o horário de expediente. Algumas vantagens deste modelo incluem:
Colaboração mais fácil
Trabalhar no mesmo local físico torna a colaboração mais fácil e imediata, permitindo que os funcionários discutam ideias e resolvam problemas juntos com mais facilidade.
Ambiente de trabalho profissional
Trabalhar em um escritório ajuda a criar um ambiente de trabalho profissional, que pode ser importante para empresas que desejam manter uma imagem séria e comprometida.
Melhor gerenciamento
Os gerentes têm mais controle sobre o trabalho dos funcionários e podem monitorar seu progresso com mais facilidade.
Home office
O home office permite que os funcionários trabalhem de casa ou de outro local remoto. Algumas vantagens deste modelo incluem:
Flexibilidade
Os funcionários podem trabalhar em horários mais flexíveis, o que pode ajudá-los a equilibrar trabalho e vida pessoal.
Economia de tempo e dinheiro
Com a ausência de deslocamento, os funcionários economizam tempo e dinheiro com transporte e alimentação.
Menos distrações
O ambiente familiar pode ser mais tranquilo e menos estressante do que um escritório movimentado, o que pode aumentar a produtividade.
Trabalho híbrido
O trabalho híbrido combina o trabalho presencial e o home office, permitindo que os funcionários trabalhem de casa em alguns dias da semana e no escritório em outros. Algumas vantagens deste modelo incluem:
Flexibilidade
Os funcionários têm a opção de escolher onde trabalhar, dependendo de suas necessidades pessoais e profissionais.
Maior equilíbrio entre trabalho e vida pessoal
Os funcionários podem equilibrar melhor seu trabalho e vida pessoal, permitindo-lhes trabalhar de casa em dias em que precisam lidar com compromissos pessoais.
Redução de custos
As empresas podem economizar custos com aluguel de escritórios, já que nem todos os funcionários estarão no escritório ao mesmo tempo.
Conclusão
O trabalho presencial, home office e híbrido têm suas vantagens e desvantagens. No entanto, a escolha do modelo a ser adotado depende das necessidades específicas e como a cultura organizacional da sua empresa se adequa melhor para gerar o rendimento necessário para cumprir as metas.
E falando em rendimento e produtividade, por que não aproveitar e oferecer um programa de premiação para a sua equipe manter os resultados sempre lá em cima?
A Viva! Experiências oferece uma poderosa ferramenta para profissionais de Recursos Humanos. O nosso catálogo com mais de 2000 experiências vai surpreender os seus colaboradores com diversas opções incríveis! Solicite agora mesmo um orçamento sem compromisso conosco.