5 Dicas de Incentivo de Vendas para o Começo do Ano

O começo de ano pede um incentivo de vendas. Para muitos setores do mercado, o início desse novo ciclo pode ser de pouco resultado e movimento, gerando um número considerado baixo em comparação a dezembro.

Por isso, é normal que as empresas invistam em algo diferente no início de cada ciclo, para que os profissionais fiquem cada vez mais motivados e preparados para atingir novos resultados.

É aí que entra o incentivo de vendas. Mas como essas ações são realizadas? A Viva! Experiências preparou um conteúdo para você entender como funciona e quais são as vantagens de investir em uma campanha do tipo! Vamos lá?

O que é uma ação de incentivo de vendas?

Uma ação de incentivo de vendas é uma estratégia que visa melhores resultados da equipe responsável pelas vendas da sua empresa, potencializando não só os lucros, mas também a produtividade e a felicidade no ambiente de trabalho.

São campanhas (geralmente internas) que aproveitam um certo momento do ano para promover a força de trabalho e valorizar quem veste a camisa. É normal vermos ações de incentivo de vendas em comemorações como o Dia das Mães, Natal ou Black Friday. Mas por que então realizar essa estratégia no começo do ano?

Por que é importante investir em incentivo de vendas no começo do ano?

Segundo a Society of Incentive & Travel Executives (SITE) Foundation, as ações de incentivo voltadas para equipes aumentam o desempenho em 45%, ao passo que apenas 8% dos entrevistados ​​afirmam que teriam alcançado as metas sem um programa de incentivo.

Veja algumas das principais vantagens ao investir em uma boa ação de incentivo de vendas:

  • Aumentar as vendas de produtos específicos que precisam de mais saída
  • Aumentar as vendas por determinados canais que podem ser mais proveitosos
  • Aumentar a venda unitária, não focando nos valores monetários
  • Aumentar as vendas por região
  • Aumentar o resell, cross sell ou up sell
  • Aumentar a venda de serviços/produtos adicionais
  • Aumentar as vendas de determinados produtos combinados
  • Aumentar o volume total de vendas da empresa.

E que tal já adotar essas ferramentas já no começo do ano, logo quando os colaboradores estão preparados para começar um novo ciclo? 

Agora, vamos dar cinco dicas para um início de ano com a equipe de vendas preparada para entregar mais resultados!

Como começar o ano incentivando a equipe de vendas

1. Estabeleça metas reais 

O objetivo final dos incentivos às vendas é claro: vender mais. Porém, é preciso bastante cuidado ao definir as metas para a equipe atingir durante esse estímulo. 

Essas metas precisam ser baseadas na realidade do mercado. Por exemplo, uma base para conseguir melhorar os resultados é definir um valor um pouco acima do ticket médio a cada venda.

2. Promova o engajamento

Para que o engajamento fique em alta, invista na comunicação do seu incentivo de vendas. Produza cartazes e distribua pelo escritório, promova por emails e posts a mensagem que você quer levar para a equipe de vendas.

Apresente, também, os resultados parciais e as premiações (que vamos falar mais logo em seguida) que estão em jogo! O engajamento precisa ser constante para que dê certo entre os agentes de venda.

3. Invista na cultura do feedback

É essencial que a cultura do feedback prevaleça. As críticas construtivas precisam também estar lá, elas também vão ajudar a força de vendas a melhorar cada vez mais seu trabalho.

O bom líder sabe oferecer o feedback necessário para o progresso de todos. É preciso reconhecer os bons profissionais e comemorar cada nova conquista!

4. Treinamentos

Oferecer treinamentos dos mais diversos tipos é uma ótima maneira de começar o ano investindo nos seus profissionais de vendas. 

Otimizar os conhecimentos, sejam eles hard skills ou soft skills, mostra que você se preocupa com a evolução profissional de seus colaboradores, com o objetivo de capacitar cada vez mais esse time em busca de resultados mais expressivos.

5. Premiações

Quem não gosta de presentes, não é mesmo? Para manter a motivação durante as ações de incentivo de vendas, promova uma cultura de premiações para os seus colaboradores.

Com a Viva! Experiências, é possível até fazer um ranking para premiar com mais pontos aqueles que mais se destacaram durante a campanha! E o melhor, são presentes que vão além de simples bens materiais, são verdadeiras aventuras que podem ser aproveitadas quando e como quiser!

Quer saber como começar o ano com uma ação de incentivo de vendas baseada no catálogo de presentes da Viva! Experiências? Clique aqui e solicite um orçamento sem compromisso!

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