Você é um bom líder?

O papel do líder no meio organizacional sempre teve fundamental importância para o desenvolvimento de tarefas e comprometimento/motivação de equipes. Nos últimos anos, devido à enfatização da importância individual de cada colaborador para uma empresa, esse “papel” passou a encarar um perfil: o líder deixa de ser o temido chefe e passa a ser um profissional mais participativo e disposto a ajudar, “fugindo” dos métodos mais tradicionais ou conversadores de empresas que trabalham na base de ordens e controles.

Ser um bom líder é uma tarefa que exige dedicação e trabalho em prol de um objetivo em comum, afinal todo trabalho deve ter um propósito e uma causa. O líder precisa trabalhar essa virtude, não apenas para se desenvolver como um bom profissional, mas também para se comunicar com outras pessoas e atrair profissionais que também acreditam nos propósitos da sua empresa.

Essa é uma ideia apresentada na palestra Como Grandes Líderes Inspiram Ação, do inglês Simon Sinek, que aborda que acreditar no seu trabalho e saber exatamente “por que você faz o que faz” são características capazes de transformar uma pessoa em um grande líder; e mais do que isso: fazem líderes serem capazes de inspirar pessoas e ter seguidores, enquanto outros simplesmente não conseguem fazer isso.

Sabemos que as pessoas gostam de se inspirar em alguém que transmita confiança no que faz e propósito em seus projetos; sendo assim, o líder é essencial para mobilizar funcionários para uma determinada tarefa. Podemos analisar, portanto, que a forma diferente de pensar (ou seja, sair do tradicional) é uma forma de atrair pessoas que se interessem pelo o que você faz e queiram fazer parte do seu projeto ou empresa.

Segundo o estudo “O que esperamos de nossos líderes: orquestrando pessoas em um mundo global”, realizado em 2015 pelo Observatório de Multinacionais da ESPM, um bom líder é aquele que preza por clareza na comunicação, pelo bom relacionamento pessoal e ajuda seus funcionários a encontrar sentido em suas tarefas diárias, esclarecendo o papel de cada um. Para ele, damos o nome de líder transformador.

Para os colaboradores, esse é o tipo de líder mais valorizado. Esbarramos neste perfil ao vermos que esses profissionais sabem ser amigáveis e inspiradores e, assim, tomam a iniciativa em ajudar sua equipe em vez de apenas delegar uma tarefa e esperar os resultados. Essa mudança está presente, principalmente, em empresas mais inovadoras, que prezam pela autonomia e confiança, ou que são formadas por líderes da Geração Y (jovens que nasceram em meados da década de 80 e de 90).

O perfil transformador também se caracteriza pela busca da motivação do grupo a fim de melhorar o desempenho de toda a área e ajudando a equipe a lidar com frustrações. Dessa forma, o ambiente de trabalho torna-se mais agradável, participativo e os funcionários buscam, por contra própria, trazer bons resultados para a empresa. A relação “empregador x empregado” passa a ter um propósito de parceria em que ambos os profissionais encontram um ponto em comum para crescerem na carreira e se manterem motivados.

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