Qual o valor das experiências para sua empresa?

Aprimorar a produtividade e engajamento na sua empresa é uma tarefa gratificante, pois resulta em pessoas mais felizes e despreocupadas com as situações de dentro e fora da empresa.

É o chamado Employee Experience, que é um conjunto de ações aplicadas na cultura organizacional a favor do bem-estar dos colaboradores.

Mas, se formos falar especificamente de premiações e benefícios, é essencial saber que, segundo especialistas, uma experiência acaba valendo muito mais do que simples bens materiais.

Invista em experiências e não coisas

O pesquisador Thomas Gilovich, professor de psicologia na Universidade de Cornell, é um expert do assunto. Suas pesquisas indicaram que, ao oferecer presentes materiais, a felicidade do contemplado é momentânea, passando rapidamente com o tempo.

Já ao oferecer experiências, como shows, viagens ou passeios, essas lembranças se tornam parte importante da memória do premiado, gerando uma ligação que pode durar por anos.

E não é só isso. Segundo Gilovich, a satisfação com a experiência em forma de presente pode aumentar com a passagem do tempo:

“Um dos inimigos da felicidade é a capacidade de adaptação. Compramos coisas para ficarmos felizes, e conseguimos… Mas apenas por um tempo. Novos objetos são empolgantes no começo, mas aí nós nos adaptamos a eles. Você pode realmente gostar de bem materiais e pensar que parte de sua identidade está ligada a essas coisas, mas mesmo assim elas permanecem separadas de você. Por outro lado, suas experiências são verdadeiramente parte de você. Somos a soma total de nossas experiências”

O valor das experiências no engajamento

Ao trocar os presentes corporativos convencionais por experiências incríveis, seus colaboradores não vão apenas aproveitar e lembrar desses momentos. Eles poderão compartilhar esse acontecimento com familiares, amigos e colegas de trabalho, gerando conexão e identificação entre pessoas.

Primeiramente, siga esses passos para uma estratégia efetiva de adoção de experiências:

  • Pesquise e pergunte para sua equipe. Avalie recursos disponíveis para que as experiências sejam melhor aproveitadas.
  • Faça a inclusão de funcionários nessa tomada de decisão. Eles sentirão que fizeram a diferença.
  • Implemente feedback e avaliações de desempenho.

Com soluções que buscam tornar experiências diferenciadas mais acessíveis aos seus colaboradores, a Viva! Experiências oferece uma plataforma exclusiva com as mais variadas opções de aventuras que vão ficar marcadas na memória! Conheça nossas soluções e faça algo diferente para sua equipe!

Menu