Turnover: Como afeta a produtividade da sua empresa

Turnover é um termo que vem sendo muito utilizado no dia a dia corporativo nos últimos anos. Traduzindo ao pé da letra, seria algo como “virada” ou “renovação”. Porém, o significado usado no setor de Recursos Humanos é o de rotatividade de pessoas dentro da empresa.

Quer saber mais sobre Turnover? Continue lendo esse post e descubra como lidar com essa situação na sua empresa!

O que é turnover?

Turnover é um dos índices mais importantes para os profissionais de RH, pois ele mostra a rotatividade de pessoal. Ou seja, a taxa de admissões e demissões em uma organização em um determinado período.

O estudo das taxas de rotatividade não é algo atual, a área de Recursos Humanos tem como uma de suas principais missões identificar o porquê das saídas, se elas são voluntárias ou involuntárias e agregar valor ao capital humano da empresa.

O que causa o turnover?

Existem muitas variáveis para as verdadeiras causas do turnover nas empresas. Geralmente, há mais de um fator para que a consequência seja a alta rotatividade. Vamos citar alguns deles:

Sobrecarga física e emocional

O aumento de responsabilidades e demandas da empresa sobre um colaborador pode resultar em um desgaste físico e psicológico, reduzindo a produtividade e levando ao adoecimento e uma possível demissão.

Falta de gestão

Quando a cultura organizacional não está de fato organizada, muitos funcionários podem se sentir desmotivados e perdidos em suas equipes. Isso pode acontecer tanto por desorganização quanto por conflitos entre líderes e liderados, e é aí que entra o profissional de RH para analisar se essa situação é recorrente ou apenas um caso isolado.

Ausência de oportunidades

A sua empresa fornece um plano de carreira com possibilidade de crescimento? Caso você não invista em treinamentos, capacitações e em um bom salário, os colaboradores podem acabar se desmotivando com o tempo.

Falta de reconhecimento

Você reconhece o bom trabalho da sua equipe? Como? Ações de incentivo e reconhecimento sempre são bem vistas pelos seus colaboradores. Invista em presentes corporativos, elogios e, é claro, experiências inesquecíveis!

Os custos do turnover

Uma boa gestão do turnover pode não apenas evitar a saída de talentos, mas também prevenir alguns custos não esperados na conta.

Os valores dessa alta rotatividade causam um “efeito dominó” que bate em muitos setores da empresa. Podemos dividir essas consequências em quatro tipos:

Custos primários

São os custos que têm relação direta com a saída ou entrada do funcionário, tais como treinamento, tempo de processo seletivo e exames.

Custos secundários

São os custos referentes às características qualitativas da saída de um profissional, como sobrecarga e acúmulo de funções.

Custos terciários

Esses são os efeitos colaterais do turnover a médio e longo prazo, como prejuízo à reputação da empresa, equipe desmotivada e capital intelectual reduzido.

Networking

O turnover também pode afetar a empresa externamente. Isso acontece quando funcionários que saem podem também levar importantes contatos e clientes para a concorrência, impactando diretamente o setor de vendas e o networking da organização.

Como reduzir o turnover

Segundo estudo da Robert Half, o Brasil é o país com maior índice de turnover do mundo. Para sair na frente, basta se diferenciar do resto aplicando uma cultura organizacional que priorize o tempo de casa e o crescimento profissional.

Confira as dicas que nós da Viva! deixamos para você:

Aprimore o processo de seleção

É preciso definir o perfil desejado antes da contratação. Além do job description, é importante ressaltar habilidades necessárias para a vaga e expectativas de crescimento alinhadas para ambas as partes.

Ofereça horários flexíveis

Mais do que nunca, as pessoas desejam flexibilidade ao trabalhar, seja via home office ou presencial. Ofereça diferenciais como horários livres para entrada e saída e trabalho em casa uma ou duas vezes por semana. Com a qualidade de vida do colaborador em destaque, a exaustão no trabalho será reduzida e os resultados aparecerão.

Reconheça e incentive os talentos

Benefícios diferenciados vão fazer a diferença ao candidato. Cultive essa cultura organizacional baseada em incentivos e reconhecimento e tenha uma equipe mais engajada e produtiva.
É aí que entra o trabalho da Viva! Experiências. São centenas de empresas que já aderiram ao nosso catálogo de experiências e perceberam resultados positivos, como a redução no turnover! Conheça nossas soluções e solicite já um orçamento sem compromisso conosco aqui.

Menu