Sentimento de pertencimento no trabalho

Pertencer a um meio e se sentir inserido em um grupo social são necessidades inerentes do ser humano. Por esse motivo, estamos unidos a comunidades, família e ciclos de amigos que compartilham de nossos gostos, objetivos, cultura, religião etc. Isso permite que as pessoas se sintam aceitas e reconhecidas em qualquer área ou contexto da vida.

No trabalho e nas relações corporativas, não é diferente. O sentimento de pertencimento no trabalho faz com que os colaboradores estejam mais integrados a uma empresa, às suas atividades e aos seus resultados. Estar integrado a uma cultura de pertencimento organizacional também é uma maneira de encontrar um propósito no trabalho e ter uma maior realização profissional.

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Sentimento de pertencimento no trabalho: desafio para as empresas

O local de trabalho não deve ser apenas o lugar onde os indivíduos cumprem suas tarefas e recebem suas remunerações. Mais do que isso, o trabalho deve ser o local onde eles têm a oportunidade de se desenvolver profissionalmente, estabelecer ligações interpessoais e cultivar um espírito colaborativo – afinal, é lá que passamos boa parte do nosso dia.

A ideia de pertencer ou fazer parte de uma organização contribui para melhorar o engajamento de funcionários, a produtividade e o alcance dos resultados desejados. Aumento da satisfação, maior dinamismo nas atividades e equilíbrio das necessidades da empresa e do funcionário também são benefícios que o sentimento de pertencimento no trabalho produz.

Para os gestores, o desafio é de que as empresas sejam capazes de criar essa ligação emocional com seus colaboradores para que eles desenvolvam o sentimento de pertencimento. Do contrário, nem sempre será possível suprir sentimentos de insatisfação em relação à empresa, causando desmotivação, baixa produtividade e aumento do turnover (também chamado de Rotatividade de Pessoal).

O sucesso neste desafio depende de estratégias que possam reter colaboradores e potenciar a ligação emocional no trabalho e a ideia de pertencer ao ambiente corporativo do qual o profissional faz parte. Estratégias que envolvam ações de reconhecimento e valorização de funcionários são muito úteis neste processo, bem como ferramentas que permitam autonomia e criem um ambiente de trabalho saudável e bons relacionamentos com a liderança. Em outros casos, conduzir a empresa pautando-se em atitudes simples (e eficazes), como elogios ou reconhecimento pelo trabalho bem feito, torna-se um importante diferencial.

• Ações de reconhecimento e valorização de funcionários: são utilizadas por empresas que desejam reconhecer o bom desempenho de seus colaboradores no trabalho através de premiações em dinheiro, viagens ou experiências vivenciais. As ações podem ser desenvolvidas em ocasiões especiais (aniversários e datas comemorativas) ou fazer parte de uma campanha maior como, por exemplo, campanhas de incentivo de vendas, retenção de talentos, reconhecimento por tempo de casa, entre outras.

A Viva! Experiências desenvolve campanhas de reconhecimento de colaboradores para empresas de diferentes tamanhos e segmentos, cuidando do conceito da campanha, definição da estratégia e entrega da premiação. Acesse nosso site e conheça nossos serviços corporativos: corporativo.vivaexperiencias.com.br.

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