O que é endomarketing?

Endomarketing – ou “marketing interno” – é uma estratégia de marketing institucional que visa criar e desenvolver, internamente, uma imagem positiva da empresa entre os seus colaboradores. Isso só é possível a partir da união de ações de marketing junto com o setor de RH da empresa. Ações como pesquisas de satisfação e treinamentos para os funcionários são capazes de criar uma boa imagem da companhia, além de deixar o ambiente de trabalho mais agradável, resultando em uma equipe motivada e apaixonada pelo o que faz.

.

Endomarketing: qual é o papel do RH?

Como o endomarketing é focado na comunicação interna, o RH precisa proporcionar um bom ambiente de trabalho para os colaboradores da empresa. Ouvir suas opiniões, abrir espaço para sugestões e melhorias, e procurar atender às suas necessidades dentro do que é possível são formas de engajar e mostrar a importância do papel que eles representam para a companhia. O setor de marketing, por sua vez, deve motivar os colaboradores, fazendo com que eles realmente se sintam parte de uma equipe.

Para aplicar essa ferramenta na sua empresa, é preciso compreender quais são os pontos positivos e pontos de melhoria (necessidades e dificuldades) da equipe. O departamento de RH deve levantar essas informações comunicando-se diretamente com os profissionais.

Após essa etapa, a empresa pode estruturar as ações de endomarketing – que podem ser, por exemplo, melhoria nos processos de comunicação, treinamentos e capacitação, investimento em benefícios para os colaboradores (além do vale-transporte, vale-refeição e assistência médica), palestras e eventos motivacionais, criação de um plano de carreiras, entre outras.

.

Qual é a importância do endomarketing?

Os colaboradores têm total influência na criação e manutenção de uma boa imagem da empresa, internamente ou externamente. “Internamente” diz respeito aos novos profissionais que entram na equipe: é importante que eles se sintam acolhidos e trabalhem em um ambiente saudável e colaborativo. “Externamente” refere-se à forma como a empresa será vista por amigos, parentes, empresas ou mesmo por meio das redes sociais e sites de avaliações: quando os funcionários estão satisfeitos com o trabalho e com as condições oferecidas pela empresa, eles têm uma visão positiva sobre a companhia e tendem a passar essas informações adiante.

.

E as vantagens?

As principais vantagens do endomarketing são:

  • Colaboradores mais motivados;
  • Profissionais mais leais e compromissados com a empresa;
  • Aumento da produtividade;
  • Menor turnover (índice de rotatividade de funcionários);
  • Clima organizacional mais agradável;
  • Melhor qualidade de trabalho (sem estresses ou conflitos internos, por exemplo).

.

Qual a diferença entre endomarketing e marketing de incentivo?

O marketing de incentivo é uma das formas de endomarketing. Ambos são ações voltadas para melhorar os processos de trabalho e trazer mais motivação aos colaboradores, porém têm significados diferentes.

No endomarketing, o RH e o setor de marketing trabalham a percepção dos colaboradores a respeito da empresa, considerando suas reivindicações e oferecendo possibilidades de melhoria para seus problemas profissionais. Já o marketing de incentivo corresponde a ações de motivação de colaboradores na busca de atingir e superar metas e resultados. Comumente é acompanhado de recompensas como brindes, cartões presentes e prêmios pelos resultados alcançados.

A Viva! Experiências desenvolve campanhas de marketing de incentivo para empresas de diferentes segmentos, tamanhos e budgets disponíveis. Mais de 6 mil clientes já foram impactados com nossas ações, campanhas e soluções corporativas. Acesse nosso site, conheça nossos serviços e solicite um atendimento/orçamento conosco: corporativo.vivaexperiencias.com.br.

Menu