O que é e de onde vem a motivação?

O que explica a diferença entre a motivação de acordar bem cedo para fazer um exercício e a de despertar para o trabalho depois de muito esforço?

É difícil apontar a origem da motivação de cada pessoa. Existem muitos fatores externos e estudos científicos que podem nos ajudar a definir de onde vem essa sensação boa que nos traz felicidade e realização.

Não há uma resposta definitiva, mas podemos discutir alguns estudos realizados e casos específicos de pessoas que descobriram a motivação por meio de uma mudança em suas vidas.

A motivação na prática

Segundo a psicologia, motivação é uma força que leva a ação visando atingir uma meta ou objetivo. Quando temos obstáculos pelo caminho, esse elemento é parte essencial para a auto realização e autoestima das pessoas em geral.

Ao falar de motivação, podemos separar em duas formas:

Motivação Intrínseca

A motivação intrínseca é conhecida como automotivação. É a força interior que impulsiona a pessoa em direção ao cumprimento das metas.

E isso vale tanto para a vida profissional quanto para a pessoal. Porém, não é algo que depende de fatores externos, e sim, de um processo individual que pode requerer ajuda profissional, como de terapeutas e mentores.

Motivação Extrínseca

Agora, quando falamos de motivação extrínseca, são os fatores externos que fazem a diferença. O ambiente de trabalho, geralmente um local de busca por resultados e produtividade crescente, é propício para ações que incentivem a motivação dos indivíduos.

Por isso, é importante que as empresas invistam em programas de benefícios como recompensas e bônus que incentivem os colaboradores a realizarem mais e serem mais felizes no ambiente corporativo.

Os benefícios de uma equipe motivada

Como as empresas, mais do que nunca, estão preocupadas com o bem-estar da sua equipe, há um movimento para que o ambiente de trabalho seja mais motivador. Podemos listar alguns pontos positivos ao ter uma equipe mais motivada;

Comprometimento coletivo

Ao se comprometerem com um bom resultado das entregas, a equipe se integra e ajuda em diversas frentes. Isso proporciona uma diminuição no retrabalho e um senso de coletividade que faz toda a diferença.

Produtividade 

Os colaboradores da sua empresa vão se sentir mais valorizados e gratos ao serem motivados. Esse sentimento se traduz em mais eficiência e felicidade no ambiente profissional, tornando-o mais leve.

Retenção de talentos

A estabilidade dos funcionários na sua empresa é importante para um bom ambiente de trabalho, pois demonstra que você sabe reconhecer os talentos e motivar quem por tanto tempo representa a sua marca.

Esse foi o primeiro capítulo de uma série de conteúdos sobre Motivação no trabalho. Fique de olho no blog da Viva! Experiências e nas nossas redes sociais para os próximos textos!

No decorrer da nossa história, diversas empresas vieram até nós buscando uma forma de incentivar e tornar a equipe mais motivada e feliz. Com o nosso catálogo, isso é possível por meio de um sistema de distribuição de pontos e resgate de presentes em forma de experiências diferenciadas! Conheça mais sobre a Viva! e solicite seu orçamento aqui!

Menu