Como a motivação afeta a equipe e o futuro da sua empresa

A motivação no ambiente de trabalho é um investimento que faz a diferença! Ela afeta a equipe de forma muito positiva, pois ajuda a aprofundar a conexão entre pessoas e também proporciona o cumprimento de novos objetivos.

Motivar é trazer aquela força impulsionadora para dentro do contexto profissional. Quanto mais motivação, mais seus colaboradores vão render. Para isso, é preciso entender como ela se manifesta e o que proporciona o bem-estar necessário para cumprir as tarefas do dia a dia.

O que motiva os colaboradores?

No passado, achava-se que apenas um salário bom era o suficiente para satisfazer o trabalhador. Atualmente, sabemos que o retorno financeiro é apenas parte de um todo que envolve realização profissional e saúde mental e física.

Os gestores mais tradicionais podem achar que isso é papo furado, mas a verdade é que um funcionário realmente motivado tende a produzir mais. A Gallup realizou um estudo com 49 indústrias em 34 países e chegou à conclusão de que profissionais motivados rendem até 25% mais.

A motivação também está ligada ao sentimento de pertencimento. A atmosfera de trabalho é propícia para a sua equipe se sentir parte importante da engrenagem da empresa? Sua gestão é transparente quanto ao impacto do trabalho dos seus colaboradores?

Os retornos da motivação para a sua empresa

Motivar a sua equipe abre espaço para diversos benefícios que serão importantes para o futuro da sua empresa. A Viva! Experiências separou algumas vantagens que um time bem motivado pode trazer:

Redução do turnover

O Turnover é um índice que calcula a rotatividade de colaboradores. Profissionais motivados são menos propensos a deixar a empresa, evitando assim os gastos com novas contratações.

Produtividade em alta

A motivação profissional e o trabalho estão inteiramente relacionados, por isso, se sentir mais satisfeito contribui no aumento de produtividade e, consequentemente, melhores resultados para o negócio.

Equipe mais colaborativa

Com o aumento de engajamento do colaborador, cresce também a colaboração entre diferentes setores e departamentos, pois ele se sente mais estimulado a trabalhar em equipe.

Inovação 

A inovação abrange desde a elaboração de novas ideias para criação de produtos/serviços a aperfeiçoamentos através de planos bem estruturados. Para isso, a motivação é uma das principais alavancas e contribui efetivamente para o alcance da competitividade global das organizações.

Redução nos custos

Todos os benefícios acima garantem funcionários mais satisfeitos e como resultado, reduzem os custos da empresa. Programas de orientação, incentivo e reconhecimento são significativamente mais baixos se comparados a erros internos, substituição de colaboradores, treinamento, pesquisa e avaliação de novos candidatos, por exemplo.

Conheça a Viva! Experiências

Para manter um funcionário sempre motivado a querer conquistar mais, disponha recompensas que valem muito mais do que um simples presente! Ofereça Viva! Experiências aos seus colaboradores, contamos com um extenso catálogo de experiências que vão de descontos em lojas online até aventuras radicais como saltos de paraquedas!
Quer saber mais sobre as nossas soluções? Entre em contato conosco aqui e engaje os seus colaboradores!

Menu