Home office também melhora a motivação dos trabalhadores

Melhor controle do tempo, menos estresse no trânsito ou no transporte público, mais economia no almoço, além do conforto de trabalhar de pijama ou de moletom: o home office traz uma série de vantagens e faz total diferença para a motivação e a produtividade de um profissional.

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Benefícios do home office na motivação

O home office é uma forma de promover incentivo e motivação aos colaboradores de uma empresa. Profissionais novatos e veteranos enxergam a possibilidade de trabalhar de casa como um grande diferencial no trabalho – uma prática que já está presente em 37% das companhias brasileiras.

A autonomia profissional e a flexibilidade de horário são algumas das principais vantagens do home office. Além de ter um espaço para trabalhar remotamente, em alguns casos, é possível trabalhar em horários alternativos (por exemplo, durante a noite), quando o funcionário se sente mais produtivo. Para a empresa, há vantagens na economia com empregados e encargos sociais, e redução de custos (aluguel, transporte, refeição etc.).

No entanto, é importante que o home office possibilite que o colaborador mantenha contato com os demais funcionários da empresa sempre que necessário, seja através de e-mails, messengers ou ligações.

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Gerações com interesse no home office

De acordo com um levantamento realizado pela empresa Polycom, 9 em cada 10 profissionais da Geração Y consideram a flexibilidade no trabalho como prioridade. Também conhecida por “Millennials”, os nascidos após 1980 consideram o equilíbrio entre vida pessoal e profissional muito importante e, graças a essa característica e às ferramentas tecnológicas, a implementação do home office tornou-se crescente em empresas de diferentes segmentos e tamanhos.

Por outro lado, ao mesmo tempo em que o home office se torna mais comum com as novas gerações no mercado de trabalho, a prática não deve ser considerada um interesse exclusivo dos Millennials. As gerações mais velhas, como os Boomers e a Geração X, também demostram desejo nessa forma de trabalho: o estudo “NextGen” da PwC, por exemplo, aponta que 66% dos entrevistados das gerações X e Boomer gostariam de trabalhar de casa eventualmente.

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Outras formas de motivação de funcionários

É possível implantar o home office em uma empresa como forma de motivação profissional independentemente do perfil da equipe. Por outro lado, não são todos os membros de uma equipe que se interessam por essa prática. Neste caso, em vez de ‘apenas’ dar a possibilidade de trabalhar de casa, procure oferecer outras formas de incentivo e motivação, especialmente para aqueles colaboradores que se sentem mais produtivos no escritório.

Dar novos desafios, proporcionar mais autonomia na realização de trabalhos/projetos e permitir flexibilidade nos horários de trabalho vez ou outra são formas de incentivar funcionários e mantê-los engajados com a empresa sem precisar “por a mão no bolso”. Investir em bem-estar e qualidade de vida, mesmo que tais ações exijam um bom planejamento de custos e tempo, também ajuda a ter uma equipe engajada e produtiva.

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Referências:

Adoro Home Office

NextGen – Estudo geracional global da PwC

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