Home office no Brasil: 37% das empresas adotam essa prática

O home office é uma prática que vem crescendo lentamente nas empresas brasileiras; por outro lado, isso demonstra que cada vez mais organizações se mostram abertas para essa modalidade de trabalho. Durante muito tempo o home office foi interpretado como uma barreira que comprometia a produtividade de um trabalhador, no entanto, hoje em dia, a prática de trabalhar de casa faz parte o dia-a-dia de muitos profissionais, além de ser bastante utilizada pelas empresas – que visam o aumento da eficiência no trabalho e uma melhor qualidade de vida para os seus funcionários.

Home office cresce no Brasil 2

37% das empresas do Brasil já adotam home office. Funcionários passam de um a três dias por semana trabalhando fora do escritório.

Segundo uma pesquisa realizada pela SAP Consultoria em Recursos Humanos com mais de 300 companhias de diferentes segmentos, 37% das empresas brasileiras já permitem que seus funcionários façam home office. Nessas empresas, um em cada 13 trabalhadores pratica a modalidade. Os profissionais passam de um a três dias por semana trabalhando em casa (o Brasil é, inclusive, o segundo país onde as pessoas tem horários mais flexíveis para trabalhos fora do escritório, atrás apenas do México).

Fidelização, produtividade e qualidade de vida são as principais vantagens

As empresas brasileiras que permitem o home office buscam, principalmente, manter ou melhorar a atração de talentos, a otimização de processos internos e a retenção de seus colaboradores. Além desses objetivos, outra razão para o crescimento do home office no Brasil é a necessidade de adotar uma estratégia para enfrentar períodos de crise econômica. Durante a crise, a oportunidade de poupar gastos, como a manutenção de um espaço físico e outros custos referentes ao deslocamento dos funcionários, tem se mostrado bastante vantajosa.

Os funcionários, por sua vez, encaram o home office como uma economia, seja com alimentação, gasolina ou estacionamento, ou na economia do próprio tempo: você não perde tempo preso no trânsito ou no transporte público e, assim, seu trabalho rende mais, sem estresses e sem outras preocupações tão comuns no cotidiano de grandes cidades.

Podemos considerar que, apesar do conservadorismo e das resistências por parte das companhias, o home office tem sido encarado como uma alternativa produtiva para otimizar relações entre empresa e funcionário. Isso fica cada vez mais evidente graças a tecnologia, por exemplo, pois ela permite que diversas atividades sejam executadas de forma remota, sem perder a qualidade nos resultados esperados pelos gestores.

É o caso, por exemplo, da área de tecnologia da informação, que lidera o ranking de home office nas empresas, seja em período integral ou não. Algumas empresas de call center também adotam este modelo, como é o caso da Gol, da Porto Seguro e da Home Agent, em que os atendentes trabalham exclusivamente de casa.

No caso da área de call center, fatores como melhor concentração para fazer ligações em um ambiente mais silencioso e confortável, e melhor tempo para dividir a vida profissional com a vida pessoal (principalmente para mães com filhos pequenos) contribuem para que essa tática seja vantajosa para ambos os lados.

Essa nova forma de trabalhar está alinhada com as vantagens que o mundo digital proporciona para um trabalho mais fluido e, assim, é capaz de unir a produtividade e a eficiência que os gestores esperam com a qualidade de vida e a satisfação que os profissionais buscam ao ingressar em uma empresa.

O home office permite um melhor controle dos seus dias e da sua vida profissional. Aproveite para viver experiências reais em meio às relações virtuais do dia-a-dia e dedicar mais tempo ao lazer e ao bem-estar. A Viva! Experiências oferece mais de 20 mil experiências (individuais, para casais ou para a família) para diferentes ocasiões e eventos. Visite nosso site e encontre a experiência ideal para relaxar e curtir a vida: www.vivaexperiencias.com.br.

Fontes e referências:

Abertura de empresas ao home office cresce devagar no Brasil / 10 segredos para um home office incrivelmente produtivo (Exame)

Brasil é o segundo país em home office (Adoro Home Office)

Home office une qualidade de vida a produtividade (Site Contábil)

Menu