Geração Millennial: quem são os “líderes do futuro”?

Por vezes, incompreendidos; outras vezes, cobiçados por empresas mais modernas. Os “Millennials” (nome dado aos profissionais da Geração Y) serão os líderes do futuro, mas já estão causando mudanças positivas na forma como as empresas conduzem suas equipes e se preocupam com o bem-estar de seus funcionários.

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Geração Y: como as empresas devem se adaptar a esses profissionais?

Geração Millennials e geração Y 2

Energéticos, esforçados e ansiosos por novos desafios, os millennials têm uma mente empreendedora e valorizam o impacto que seu trabalho causará no mundo.

Seja pela facilidade em aprender ou por estarem mais acostumados à tecnologia e à execução simultânea de múltiplas atividades, os jovens da Geração Millennial alcançam papéis de destaque no mercado de trabalho em uma velocidade muito superior aos profissionais de gerações passadas. Não é difícil, por exemplo, encontrar um líder da Geração Y gerenciando projetos ou equipes de pessoas com diversas idades.

Por outro lado, os jovens da Geração Y têm o estereótipo de serem profissionais impacientes e infiéis a uma empresa – ao contrário das gerações passadas que passavam anos trabalhando em uma mesma organização com o conforto de terem um salário estável, por exemplo. Trata-se de uma nova percepção de equilíbrio entre trabalho e qualidade de vida: os millennials buscam espaço para se dedicarem a seus próprios projetos e não têm medo de trocarem de empresa caso não se sintam desafiados ou motivados no emprego atual.

Geração Millennials e geração Y 1Essa mudança no perfil profissional pressiona os líderes das empresas a se adaptarem e trabalharem de uma forma diferente do “tradicional”. Temas como motivação, reconhecimento de talentos e transparência na comunicação passaram a ser pautas diárias em empresas de diferentes portes e segmentos – algo que não era comum antigamente.

Ser um líder simpático, “dar voz” aos seus funcionários e criar oportunidades para que eles se desenvolvam profissionalmente são alguns pontos necessários para criar um ambiente que traga propósito e estímulo. Essa é uma característica que não se pode negligenciar, principalmente se o líder deseja canalizar os talentos da sua empresa e evitar que os millennials saiam em busca de novos horizontes.

As empresas que sabem explorar tais características de forma positiva são aquelas que se beneficiam das qualidades da Geração Millennial para alavancar seus resultados. Autonomia na execução de tarefas, ambiente de trabalho saudável, debate de ideias e incentivos/premiações por bons resultados são meios de motivar os funcionários da Geração Y e mantê-los engajados com o trabalho.

Dessa forma, ao invés do líder se sentir na obrigação de fazer cobranças e ordens a todo o momento, ele incentiva os funcionários mais jovens a encontrarem e resolverem desafios por conta própria – e, assim, a dinâmica do trabalho progride.

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Referência: Millennials: o que realmente querem e como satisfazê-los?

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