Como investir em Felicidade no ambiente de trabalho

O que é ser feliz no trabalho? É algo natural ou um “mito”? A felicidade no ambiente de trabalho é um assunto muito recorrente nos últimos anos, principalmente em um mundo em que as pessoas mais do que nunca estão priorizando o bem estar.

O capital humano da sua empresa é um dos ativos mais valiosos. Segundo a revista Inc., funcionários felizes são 12% mais produtivos do que o normal e 22% mais produtivos do que seus colegas infelizes. Quando essas peças essenciais não se sentem incentivadas, realizadas e felizes, é possível que haja um problema de gestão ou de cultura organizacional, levando a um alto índice de turnover.

É possível cultivar a felicidade no local de trabalho? Como começar a manter o alto astral em um ambiente de demandas e solicitações? Leia o post que a Viva! Experiências preparou para você!

Definindo felicidade

Quando definimos felicidade no contexto corporativo geralmente lembramos de incentivos, benefícios e gratificações. Mas esse sentimento bom precisa ir além dos ligeiros momentos de satisfação após um elogio ou um projeto concluído. 

A felicidade está ligada a uma ampla gama de sensações positivas. Nic Marks, especialista no tema e CEO da Happiness Works, defende que a felicidade no trabalho se resume a três emoções benéficas:

  • Entusiasmo

Entusiasmo é a energia da equipe a favor da criação de novas oportunidades para sua empresa. Esse estado de alta energia é capaz de mobilizar os esforços coletivos.

  • Interesse

O interesse é o comprometimento com tarefas e objetivos traçados pela empresa e seus colaboradores. São desafios em curto prazo, mas com benefícios de médio ou longo prazo.

  • Contentamento 

É a motivação ao ter conquistado algo ou ter cumprido um objetivo. Essa alegria faz com que ações do tipo se repitam e tenham mais sucesso no futuro.

7 Fatores para melhorar a felicidade no ambiente de trabalho

Existem alguns fatores que podem te ajudar a atingir a felicidade no trabalho. De acordo com o relatório “Os Segredos das Empresas e Colaboradores mais Felizes” da Robert Half, listamos seis detalhes importantes para os gestores terem em mente ao gerar um ambiente propício para colaboradores felizes:

  1. Relações positivas no local de trabalho

Criar um sentimento de companheirismo e proximidade entre gestores e colaboradores ajuda a melhorar a comunicação e cooperação, levando a mais resultados positivos e inovações necessárias.

  1. Senso de justiça

Colaboradores precisam sempre ser ouvidos e compreendidos. Por isso, torne os diálogos entre as áreas mais transparentes e abertos, principalmente quando há momentos de desentendimento entre as partes.

  1. Trabalho significativo

Segundo a Robert Half, colaboradores que veem que seu trabalho faz a diferença são cerca de 2,5 vezes mais felizes do que os demais. Uma opção viável é compartilhar uma visão geral do trabalho realizado em toda a empresa para todos os funcionários.

  1. Sentimento de apreciação

Elogiar o bom trabalho e a dedicação de colaboradores gera um aumento da lealdade e a criação de um ambiente corporativo mais positivo e feliz.

  1. Empoderamento

Empoderamento é capacitação dos seus colaboradores para atingir novos objetivos pessoais e profissionais. É deixar que tomem suas próprias decisões, com a meta de aumentar a felicidade e criar uma autonomia saudável para a empresa.

  1. Contratação adequada

A cultura de trabalho deve fazer sentido com a contratação realizada, assim é possível pensar em investir em colaboradores mais felizes e produtivos.

  1. Política de benefícios

Segundo o relatório 2018 Employee Benefits, publicado pela SHRM, benefícios são primordiais para 92% dos colaboradores. Já do lado da empresa, organizações que usam benefícios como estratégia de retenção de talentos tem uma performance 58% superior e retenção 28% mais efetiva.

Felicidade no ambiente de trabalho é possível com uma cultura organizacional e fatores diferenciados que proporcionam um ambiente mais leve e agradável ao colaborador. Seus benefícios também podem ser diferenciados com a Viva! Experiências! Ofereça um catálogo incrível de experiências e aventuras para sua equipe, é só solicitar um orçamento aqui!

Menu