Experiências para clientes e funcionários: principais diferenças

A prática de algumas empresas em entregar presentes corporativos para seus clientes e fornecedores em datas comemorativas ou presentear funcionários em ocasiões especiais, seja por premiação por desempenho ou por “tempo de casa”, é bastante comum. Existem diferenças entre os dois tipos de premiação, portanto saber escolher a opção ideal de presente é fundamental para garantir a satisfação do seu presenteado.

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Experiências para clientes: o que é apropriado?

Experiências para clientes e funcionários 1

No caso de clientes, fornecedores e parceiros, esses “mimos” são uma forma simpática de demonstrar gratidão por eles fazerem parte do trabalho desenvolvido pela empresa ao longo de um período. Para escolher o presente ideal, leve em consideração o custo e o quanto esse presente ou experiência é pessoal.

Tenha um cuidado a mais ao escolher como presente objetos muito pessoais ou com alto valor material, pois isso pode levar a dois pontos:

1. Presentes pessoais ou que demonstrem intimidade não são apropriados e podem causar certo desconforto (alguns clientes podem até devolvê-los);

2. Esse tipo de presente dá a impressão de que a empresa quer “amolecer” o cliente, sendo, portanto, suspeitos.

Alguns presentes “exibidos” que devem ser evitados são: joias, roupas, sapatos, passagens aéreas, perfumes, flores ou outros itens com óbvias conotações românticas, e até mesmo brindes de conotação religiosa.

O mais utilizado pelas empresas é presentar seus clientes com itens alimentares (chocolate, pote de conservas, vinhos, bebidas em geral etc.), brindes personalizados e ingressos para cinema, shows ou espetáculos teatrais. No mundo corporativo, o vinho é uma opção comum de presente. Que tal presentar seu cliente com uma degustação de vinhos, por exemplo?

Um ponto a ser observado é saber qual é o brinde mais adequado para cada situação – e, para isso, conhecer o cliente tão bem quanto a concorrência é essencial. Presentar seu cliente com uma reserva em um restaurante de comida japonesa, por exemplo, é uma boa opção, mas existe a possibilidade dele não gostar desse tipo de cardápio.

O mesmo acontece com um cliente que não consome bebidas alcoólicas e é presenteado com uma garrafa de vinho. Nesses casos, o presente não vai causar o impacto esperado.

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Experiências para funcionários: ideias

O mesmo vale para os colaboradores da sua empresa. Uma empresa em que sua maioria de funcionários é jovem, talvez uma experiência de degustação de vinhos não seja atraente. Da mesma forma que um salto de paraquedas não é a melhor opção para uma equipe com pessoas mais velhas.

Mas, no contexto de presentes para funcionários, ao contrário do que é indicado para clientes, presentes como relógios, joias ou mesmo passagens aéreas são bem-vindas. Como já foi abordado anteriormente, os presentes e as experiências devem provocar uma ligação emocional que dificilmente será esquecida pelo presentado.

Conhecer bem seus colaboradores (seus hábitos, gostos e comportamentos) é fundamental para alcançar os resultados que a empresa almeja e avaliar qual será o nível de impacto que a sua ação proporcionará aos premiados. O prêmio definido pode ser uma bonificação em dinheiro, mas também pode ser uma viagem, um dia de folga com a família em um lugar especial, um cartão-presente, entre outras opções de experiências.

Presentear com experiências é uma opção diferente para quem recebe, pois seu presenteado dificilmente ganhará um objeto físico que não lhe agrade ou que não seja de sua preferência.

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