Experiências de compra: a importância de um bom relacionamento com os clientes

Como as experiências de compra proporcionadas aos seus clientes geram uma vantagem competitiva para a sua empresa?

Sua empresa mantém um relacionamento de longo prazo com os clientes? Essa é uma das principais formas de garantir a fidelização deles – além de, claro, atendimento diferenciado, promoções exclusivas, resolução rápida de problemas, entre outros diferenciais.

Quando falamos em “fidelização de clientes” é comum remeter à ideia de uma empresa já consolidada no mercado que disputa a fidelidade de compra de seus clientes com outras empresas também já consolidadas. Entretanto, hoje em dia a internet possibilita que qualquer empresa ou e-commerce se destaque, venda seus produtos e conquiste clientes fiéis.

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Por esse motivo, muitas empresas se posicionam nas redes sociais (Facebook, Twitter, Instagram, LinkedIn, entre outras) para gerar interações e criar um relacionamento com seus futuros compradores. É uma estratégia eficiente, claro: interagir com as pessoas via redes sociais, e-mails ou outros canais virtuais de comunicação são ótimas formas de se relacionar com elas, criar uma boa impressão, apresentar seu produto/serviço e finalizar uma venda. Por outro lado, não é um método focado em um relacionamento em longo prazo – e aí sua empresa corre o risco de perder o cliente para qualquer outra que também esteja nas redes sociais pronta para “roubá-lo” de você.

Alex Hisaka, gerente de marketing de conteúdo do LinkedIn, cita no material “Como as vendas personalizadas geram uma vantagem competitiva”¹, que é preciso cultivar uma experiência mutuamente benéfica para desenvolver um relacionamento mais profundo entre empresa e cliente. Veja a seguinte parte:

“Nós gostamos de fazer negócios certas empresas porque elas se conectaram conosco. Elas sabem o que queremos e como nos fornecer isso. Não importa o fato de que essas ‘conexões’ são, na verdade, o subproduto de grandes conjuntos de dados e análises complexas; as experiências que elas proporcionam parecem pessoais e isso é o que conta.”

¹Leia o material completo clicando aqui.

Em um cenário de competitividade entre empresas pela confiança/atenção dos clientes, o foco é sempre atingir resultados imediatos, mas, no geral, as companhias ignoram uma etapa importante neste processo: fazer com que os clientes se sintam acolhidos, se identifiquem com a cultura da empresa, passem a acompanhar seus produtos e materiais produzidos/veiculados e, então, tenha a confiança em ser clientes fiéis da sua marca.

Sobre o sentimento de acolhimento, a melhor forma de garantir que isso aconteça é estabelecer uma proximidade saudável com ele – proximidade que se manterá durante todo o ciclo de relacionamento da sua empresa com o cliente. Mais do que isso, é preciso tratá-lo de forma individual e personalizada.

Ofereça aos seus clientes algo que transmita um tom pessoal e único para a experiência de compra. Já abordamos anteriormente sobre os brindes corporativos – ótimas estratégias de marketing para agradar e fidelizar clientes e prospects. Brindes, cupons de desconto e vouchers de experiências são as opções mais comuns que, quando são bem escolhidas, deixam o cliente mais satisfeito e sua marca será lembrada por ele por muito mais tempo.

Leia mais: Brindes corporativos são estratégias de marketing.

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