6 Dicas De Motivação Para Sua Equipe

Você sente que seus colegas de trabalho não estão felizes? Esse desânimo está impactando negativamente nos resultados da empresa? Pode ser que eles não estejam motivados o suficiente para realizar as tarefas do dia a dia, e isso é muito comum principalmente em ambientes profissionais que não investem no bem estar dos colaboradores.

A boa notícia é que não é tão difícil vencer esses obstáculos que podem aparecer na sua equipe! Manter a motivação é algo que os gestores devem ter em mente ao investir em pessoas, afinal, ninguém é uma máquina produzindo ininterruptamente.

No último post, falamos sobre o que é motivação, suas diferentes formas e os benefícios que uma equipe motivada pode trazer para sua empresa. Pessoas mais felizes e realizadas são capazes de levar para o ambiente profissional perspectivas mais positivas e uma vontade maior de crescer dentro de um projeto coletivo.

Agora que você sabe as vantagens de investir em motivação na sua empresa, separamos seis dicas essenciais para manter a motivação no trabalho! Veja abaixo:

Trace metas

Estabelecer metas e objetivos a curto e longo prazo a serem cumpridos é uma ótima dica, pois permite que os colaboradores tenham em mente uma missão e uma jornada a frente na empresa, mantendo o foco e aprimorando suas qualidades nesse período.

Porém, é importante que gestores foquem em metas realizáveis e concretas, pois o efeito pode acabar sendo o oposto se esses objetivos forem considerados impossíveis, gerando frustração e desmotivação.

Introduza a cultura do feedback

Estimular gestores a terem um canal de comunicação mais aberto a feedbacks ajuda e muito a construir um ambiente profissional com mais motivação! Para que o efeito seja positivo, as conversas precisam ser honestas e construtivas, assim os objetivos serão cumpridos da forma esperada e a produtividade se manterá em alta.

Construa relacionamentos

Boa parte do seu dia é tomado pelo trabalho. Seja presencial ou à distância, é preciso dialogar com seus colegas para que a produtividade flua. Mas, para manter a motivação e o bem-estar corporativo, é interessante investir e construir relacionamentos saudáveis com o objetivo de aproximar os pares e estimular a cordialidade e, consequentemente, a felicidade.

Faça pausas

Descanso é parte essencial do dia a dia profissional.Tirar um tempo de pausa também é produtividade, pois permite que corpo e mente parem por um momento e estejam prontos para mais uma leva de trabalho. 

Logo, uma parada para o cafezinho ou descontrair com os colegas de vez em quando não prejudica a produtividade, muito pelo contrário!

Capacite sua equipe

Para que haja evolução na qualidade das entregas, é preciso capacitar e investir nos talentos da sua equipe. Ofereça informações, cursos, palestras ou materiais que possam aprimorar os conhecimentos dos colaboradores, eles vão se sentir mais motivados e prontos para novos desafios no ambiente de trabalho.

Valorize o bom trabalho

Se a sua equipe bateu as metas do período, que tal presenteá-los com algum benefício extra? Estabelecer uma política de premiação e reconhecimento do bom trabalho realizado é uma forma de promover a felicidade e a motivação na sua empresa.

E o melhor, é possível contar com premiações que vão além de simples presentes materiais! Já pensou em oferecer experiências inesquecíveis aos seus colaboradores? Com as soluções da Viva! Experiências, sua equipe pode escolher entre milhares de opções diferenciadas de verdadeiras aventuras! Quer saber mais? Entre em contato conosco aqui!

Menu