Como liderar uma equipe? Veja 10 dicas de liderança

Líder de um projeto, líder de um departamento ou líder de uma empresa. Não importa se você está liderando duas, vinte ou duzentas pessoas, a postura de um líder é o diferencial para garantir o engajamento de uma equipe e o sucesso de uma empresa.

Uma pesquisa realizada pela PwC, empresa prestadora de serviços profissionais, aponta que as competências mais importantes para um líder de sucesso são:

  • Flexibilidade para mudanças;
  • Capacidade de liderar e desenvolver pessoas;
  • Espírito colaborativo.

Ou seja, liderar não é apenas ordenar tarefas para uma equipe e esperar os resultados em sua mesa; liderar exige a capacidade de conduzir seus colaboradores ao melhor resultado, desenvolvendo seus pontos fortes, identificando os pontos a serem melhorados e alinhando suas qualidades com a política e os interesses da empresa.

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Liderança e motivação: o que você deve e o que você não deve fazer

Alguns profissionais são líderes natos. Outros, no entanto, precisam desenvolver a capacidade de liderar e gerenciar pessoas. Você é um bom líder? Veja abaixo algumas qualidades imprescindíveis para um líder (e outras que devem ser evitadas).

• Ser um exemplo para a equipe

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Ser um líder inspirador e justo na cobrança por resultados. Saber ser flexível, gerenciar conflitos e se comunicar claramente com sua equipe.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Ser o tipo de chefe que apenas se dirige aos subordinados para fazer cobranças e delegar trabalhos.

• Disposição para ajudar

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Acompanhar a realização do trabalho próximo à equipe, orientando a equipe e colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar seus colaboradores no crescimento profissional.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Não dedicar tempo aos membros da equipe, orientá-los ou reconhecer o resultado de um bom trabalho feito por eles.

• Motivação de funcionários

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Confiar no trabalho dos membros da equipe, demonstrar a importância do trabalho de cada colaborador e estimular novas ideias, seja individualmente ou durante reuniões.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Tratar os funcionários como “robôs”, sem se preocupar com seus problemas, sonhos e objetivos profissionais.

• Gestão de pessoas

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Estimular a participação de todos os funcionários nas atividades do dia a dia. Analisar periodicamente quais habilidades melhoraram em um colaborador e perguntar sobre suas percepções profissionais e pessoais.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Achar que um estilo de gestão funciona para todos os colaboradores, sem considerar que pessoas têm qualidades e habilidades diferentes.

• Gerenciamento de tarefas

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Gerenciar menos determinadas atividades. Delegar a cada colaborador uma responsabilidade e deixar que ele cumpra a tarefa proposta com seu conhecimento e experiência. Ajude-o, se necessário.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Assumir as obrigações que delegou a alguém. Continuar executando determinadas tarefas só vai te deixar sobrecarregado, gastando um tempo que pode ser utilizado para ajudar/orientar um membro da equipe.

• Postura do líder

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo:  Saber conduzir as equipes com otimismo e imparcialidade para que elas desempenhem suas funções. Ser justo e cobrar cada funcionário para que todos alcancem os resultados esperados.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Achar que é preciso assumir o papel de um líder bonzinho ou exclusivamente exigente. A situação vai determinar o estilo da liderança: há momentos que exigem autoridade, mas também é possível ser um líder flexível.

• Metas

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Dar desafios, acompanhar o processo de atingimento das metas e tarefas, e reconhecer os funcionários que tiverem ótimos desempenhos (por meio de premiações, por exemplo).

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Estipular metas inatingíveis ou fazer cobranças em excesso sem disponibilizar meios para a equipe entregar os resultados.

• Feedbacks

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Fazer feedbacks ao fim de um determinado trabalho/projeto. O feedback é fundamental para que um funcionário saiba o que está desempenhando corretamente e quais são os pontos precisam melhorados.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Não dar nenhum retorno aos funcionários sobre as atividades desempenhadas ou fazer críticas na frente dos demais membros da equipe.

• Conquistas da equipe

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Celebrar cada conquista com sua equipe, seja com um agradecimento pessoalmente ou uma mensagem no e-mail. Uma dica é fazer reuniões e encontros menos formais para esse tipo de agradecimento.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Não comunicar as conquistas com a equipe.

• Identificar as necessidades da equipe

Dicas para liderar uma equipe - O que fazer Certo: Ter um bom relacionamento com a equipe. O importante é manter a imparcialidade, mas conhecer as particularidades de cada pessoa, saber o que as motivam e o que lhes traz propósito no trabalho.

Dicas para liderar uma equipe - O que não fazer Errado: Considerar que pagar um bom salário é suficiente para engajar funcionários. A motivação envolve outras necessidades como qualidade de vida, oportunidades de crescimento e desafios profissionais.

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