Líder de um projeto, líder de um departamento ou líder de uma empresa. Não importa se você está liderando duas, vinte ou duzentas pessoas, a postura de um líder é o diferencial para garantir o engajamento de uma equipe e o sucesso de uma empresa.
Uma pesquisa realizada pela PwC, empresa prestadora de serviços profissionais, aponta que as competências mais importantes para um líder de sucesso são:
- Flexibilidade para mudanças;
- Capacidade de liderar e desenvolver pessoas;
- Espírito colaborativo.
Ou seja, liderar não é apenas ordenar tarefas para uma equipe e esperar os resultados em sua mesa; liderar exige a capacidade de conduzir seus colaboradores ao melhor resultado, desenvolvendo seus pontos fortes, identificando os pontos a serem melhorados e alinhando suas qualidades com a política e os interesses da empresa.
.
Liderança e motivação: o que você deve e o que você não deve fazer
Alguns profissionais são líderes natos. Outros, no entanto, precisam desenvolver a capacidade de liderar e gerenciar pessoas. Você é um bom líder? Veja abaixo algumas qualidades imprescindíveis para um líder (e outras que devem ser evitadas).
• Ser um exemplo para a equipe
Certo: Ser um líder inspirador e justo na cobrança por resultados. Saber ser flexível, gerenciar conflitos e se comunicar claramente com sua equipe.
Errado: Ser o tipo de chefe que apenas se dirige aos subordinados para fazer cobranças e delegar trabalhos.
• Disposição para ajudar
Certo: Acompanhar a realização do trabalho próximo à equipe, orientando a equipe e colocando-se à disposição para esclarecer dúvidas ou ajudar seus colaboradores no crescimento profissional.
Errado: Não dedicar tempo aos membros da equipe, orientá-los ou reconhecer o resultado de um bom trabalho feito por eles.
• Motivação de funcionários
Certo: Confiar no trabalho dos membros da equipe, demonstrar a importância do trabalho de cada colaborador e estimular novas ideias, seja individualmente ou durante reuniões.
Errado: Tratar os funcionários como “robôs”, sem se preocupar com seus problemas, sonhos e objetivos profissionais.
• Gestão de pessoas
Certo: Estimular a participação de todos os funcionários nas atividades do dia a dia. Analisar periodicamente quais habilidades melhoraram em um colaborador e perguntar sobre suas percepções profissionais e pessoais.
Errado: Achar que um estilo de gestão funciona para todos os colaboradores, sem considerar que pessoas têm qualidades e habilidades diferentes.
• Gerenciamento de tarefas
Certo: Gerenciar menos determinadas atividades. Delegar a cada colaborador uma responsabilidade e deixar que ele cumpra a tarefa proposta com seu conhecimento e experiência. Ajude-o, se necessário.
Errado: Assumir as obrigações que delegou a alguém. Continuar executando determinadas tarefas só vai te deixar sobrecarregado, gastando um tempo que pode ser utilizado para ajudar/orientar um membro da equipe.
• Postura do líder
Certo: Saber conduzir as equipes com otimismo e imparcialidade para que elas desempenhem suas funções. Ser justo e cobrar cada funcionário para que todos alcancem os resultados esperados.
Errado: Achar que é preciso assumir o papel de um líder bonzinho ou exclusivamente exigente. A situação vai determinar o estilo da liderança: há momentos que exigem autoridade, mas também é possível ser um líder flexível.
• Metas
Certo: Dar desafios, acompanhar o processo de atingimento das metas e tarefas, e reconhecer os funcionários que tiverem ótimos desempenhos (por meio de premiações, por exemplo).
Errado: Estipular metas inatingíveis ou fazer cobranças em excesso sem disponibilizar meios para a equipe entregar os resultados.
• Feedbacks
Certo: Fazer feedbacks ao fim de um determinado trabalho/projeto. O feedback é fundamental para que um funcionário saiba o que está desempenhando corretamente e quais são os pontos precisam melhorados.
Errado: Não dar nenhum retorno aos funcionários sobre as atividades desempenhadas ou fazer críticas na frente dos demais membros da equipe.
• Conquistas da equipe
Certo: Celebrar cada conquista com sua equipe, seja com um agradecimento pessoalmente ou uma mensagem no e-mail. Uma dica é fazer reuniões e encontros menos formais para esse tipo de agradecimento.
Errado: Não comunicar as conquistas com a equipe.
• Identificar as necessidades da equipe
Certo: Ter um bom relacionamento com a equipe. O importante é manter a imparcialidade, mas conhecer as particularidades de cada pessoa, saber o que as motivam e o que lhes traz propósito no trabalho.
Errado: Considerar que pagar um bom salário é suficiente para engajar funcionários. A motivação envolve outras necessidades como qualidade de vida, oportunidades de crescimento e desafios profissionais.
.