Como criar uma campanha de incentivo? Veja 8 dicas essenciais

Presentes no dia-a-dia de muitos profissionais da área de vendas, as campanhas de incentivo são elaboradas para conquistar melhores resultados e aumentar o faturamento de uma empresa, ao mesmo tempo em que se trabalha a motivação de colaboradores. Há 7 anos, a Viva! Experiências desenvolve e gerencia campanhas de incentivo para grandes empresas no Brasil. São mais de 6 mil clientes com campanhas mensais e/ou anuais e abrangência em todo o país.

Listamos abaixo 8 dicas essenciais que você precisa conhecer para elaborar uma campanha de incentivo na sua empresa. Acompanhe:

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8 dicas para criar uma campanha de incentivo na sua empresa

Como criar uma campanha de incentivo na empresa 1

Para planejar e realizar uma campanha de incentivo eficiente, fique atento a alguns pontos essenciais:

1 – Defina, de forma clara, os objetivos da campanha

Atrair novos clientes? Reativar clientes antigos? Alavancar as vendas de um determinado produto ou serviço? Os objetivos da campanha precisam ser definidos para que se possa alinhar a direção e o prazo do projeto. Por mais claro que isso aparente ser, muitos gerentes elaboram uma campanha de incentivo de forma errada ou incompleta. Dessa forma, podem ocorrer duas situações: o resultado é alcançado, mas não com o desempenho que poderia ter; ou as campanhas podem até começar com “pique total”, mas acabam se desgastando aos poucos.

2 – O que você espera da equipe e quais metas definir?

Ao deixar claro quais objetivos você pretende alcançar, será possível definir as metas esperadas de cada colaborador. As metas não devem ser impossíveis de se alcançar, mas também devem ser um desafio para os participantes.

3 – Estabeleça metas individuais

Metas individuais são úteis para que o profissional colha os resultados de seu trabalho e tornam mais fácil o processo de feedback ao decorrer da campanha. Por vezes, a empresa também pode estabelecer metas coletivas, incentivando o trabalho em equipe e o resultado da equipe como um todo.

4 – Escolha a premiação

Obviamente, os colaboradores precisam saber o que vão ganhar em troca do seu desempenho. Para escolher a premiação ideal, primeiramente estude sua equipe e descubra quais são os seus maiores desejos. Evite dar dinheiro (bônus no salário não é tão motivador quanto outras formas de premiação). Em vez de dinheiro, opte por prêmios que permitam uma vivência ou uma experiência real para os ganhadores: uma viagem, um vale-presente, um ingresso para uma opção de entretenimento, um almoço com a família em um restaurante, entre outros. No caso dos projetos desenvolvidos pela Viva! Experiências, o cliente pode personalizar a campanha com uma identidade própria e ter mais aderência de resultados.

5 – Defina um prazo para encerramento

Todas as campanhas têm um período para começar e para terminar. O ideal é estabelecer esse tempo de acordo com o objetivo principal e as metas desejadas. Uma dica é elaborar um prêmio anual com peso maior, mas distribuir prêmios semanais ou mensais para metas menores (que podem se acumular entre si).

6 – Comunique os resultados periodicamente

A comunicação dos resultados, tanto positivos quanto negativos, deve ser realizada em intervalos curtos (semanalmente, de preferência). O gerente da campanha deve fazer elogios aos que estão na frente e trazer motivação para quem está atrás. Assim, é possível não apenas informar os participantes sobre o andamento da campanha, mas também lembrá-los constantemente das metas e trazer o estímulo necessário para que eles continuem empenhados como desafio.

7 – Momentos de baixos rendimentos podem acontecer ao longo da campanha

Esteja preparado(a) para adotar “ações de sustentação” dentro do orçamento da campanha, caso a equipe se mostre desmotivada em determinado momento. Isso geralmente ocorre em campanhas com prazos muito extensos, pois tendem a deixar a situação monótona ou sem desafios. Já em campanhas rápidas demais, os colaboradores podem não ter tempo para atingir suas metas de maneira satisfatória. Esse é mais um motivo para você se atentar ao tempo de duração.

8 – Finalização da campanha

O fechamento da campanha também é muito importante para que os resultados dos participantes sejam comentados e a entrega dos prêmios ocorra. Isso pode ser feito em um evento previamente organizado para agradecer a dedicação de todos ou com a entrega dos prêmios individualmente a cada participante, parabenizando-os pelos resultados. Esse é o segredo para que a próxima campanha comece bem e traga resultados tão bons quanto a anterior.

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Fontes e referências:

Lederman Consulting & Education: Roteiro de elaboração de campanha de incentivo

Administradores: Como fazer uma Campanha de Incentivo?

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