Os brindes corporativos representam uma potencial estratégia de marketing para dar visibilidade a uma marca e conquistar a fidelização de clientes. Fazem parte de uma ferramenta do marketing promocional, que é caracterizado por ações de promoção de vendas com o objetivo gerar interações entre uma marca e seu público-alvo. Além dos brindes, o marketing promocional também engloba sorteios, merchandising e descontos em produtos ou serviços.
.
Brindes corporativos: quais as vantagens para a sua marca?
É estatisticamente comprovado que o público brasileiro gosta de brindes, principalmente aqueles que são criativos e podem ser usados no dia a dia das pessoas. Uma pesquisa desenvolvida pelo Grupo Ipsos Brasil (empresa de pesquisa e de inteligência de mercado) mostrou que 52% dos brasileiros com idades entre 20 e 59 anos gostam de receber brindes de empresas. A pesquisa também aponta que 55% dos entrevistados fixam a imagem da empresa em sua mente quando estão utilizando os brindes que ganharam.
Dessa forma, os brindes corporativos personalizados são amplamente utilizados por marcas que desejam conquistar e fidelizar clientes, especialmente devido ao cenário cada vez mais competitivo entre empresas de um mesmo segmento. Atrelados a um determinado produto ou não, os brindes corporativos criam um valor emocional positivo entre a marca e o consumidor.
No campo empresarial, os brindes podem ser distribuidos em eventos para fazer a prospecção de novos clientes ou enviados para clientes antigos em datas estratégias para mostrar que eles são tratados de maneira única pela companhia. Agendas, canecas, relógios, drives USB, chaveiros e canetas personalizadas são alguns brindes corporativos mais comuns.
Por outro lado, sua empresa já pensou em inovar nos brindes corporativos e oferecer uma experiência de vida aos seus clientes?
.
Brindes corporativos? Inove e ofereça experiências
Analisando os brindes corporativos como uma estratégia de relacionamento com clientes, qual empresa seria mais lembrada pelo seu público-alvo: aquela que oferece um brinde em uma “venda casada” ou aquela que presenteia o cliente com um jantar especial ou ingressos para o cinema?
- Leia também: Vale-presente corporativo
Essa estratégia está relacionada ao que chamamos de marketing de experiência, assunto já abordado anteriormente no blog. O marketing de experiência é composto por ações que utilizam a emoção como forma de engajar clientes e fazê-los criar um vínculo com a marca/empresa que lhes proporcionou essa experiência. Inclui-se, por exemplo, a sensação despertada ao comprar um produto de um determinado fornecedor (sentimentos positivos, identificação de valores, mudança de paradigmas etc.).
No Brasil, são as áreas de recursos humanos e marketing que mais adquirem experiências para presentear clientes. A empresa pode otimizar essa experiência oferecendo uma vivência real que permaneça na memória do cliente.
A Viva! Experiências oferece experiências para empresas de diferentes tamanhos e segmentos. Em um de nossos cases corporativos, uma empresa do setor imobiliário contratou nossos serviços para presentear compradores de um apartamento de luxo. Na entrega das chaves, o dono do imóvel foi contemplado com um voucher que dava acesso a um hotsite personalizado com a identidade da campanha, onde pôde escolher entre uma massagem, um jantar especial ou produtos premium. Para a construtora, cada presente custou um valor simbólico (comparado ao alto valor do empreendimento), mas, para o cliente, foi uma experiência com um grande valor emocional, já que ele teve a oportunidade de comemorar a compra do novo apartamento fazendo algo diferente.¹
¹Marketing de experiência se torna ferramenta de incentivo corporativo
A Viva! Experiências é uma empresa voltada para o mercado empresarial. Desenvolvemos soluções corporativas para empresas que desejam fidelizar clientes ou iniciar campanhas internas, e temos um portfólio completo de experiências, viagens, cartões-presentes e produtos, disponibilizados de maneira personalizada e atendimento para todo o Brasil.