Boas parcerias geram bons negócios

Fundamentais para o sucesso de qualquer empreendimento, as parcerias estratégicas podem ajudar um negócio a crescer mais rapidamente.

Estatisticamente, as empresas brasileiras têm dificuldades para manter seus negócios ou projetos no mercado. Dados do IBGE apontam que mais da metade das novas empresas não sobrevive depois de quatro anos no mercado brasileiro¹. Portanto, ao iniciar um novo empreendimento, todo empresário deve saber que qualquer falha por ser fatal.

Para empreender com sucesso, não basta apenas ter boa vontade, principalmente se o objetivo for expandir a empresa e se destacar da concorrência. Quem está “sozinho” nesta competição, certamente vai encontrar mais dificuldades para lucrar ou desenvolver seu trabalho. Por esse motivo, desenvolver parcerias com fornecedores, colaboradores e clientes é uma saída para que uma empresa minimize os riscos e tenha sucesso nos negócios.

Essas parcerias, quando são bem planejadas e cultivadas com confiança e respeito, servem de base para o crescimento financeiro de qualquer negócio.

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A importância de ter parceiros no seu negócio

Primeiramente, o que é uma parceria em um empreendimento?

A parceria corresponde a um acordo entre duas ou mais entidades que buscam benefícios para um empreendimento ou projeto. Tal benefício pode ser unilateral, quando beneficia diretamente apenas uma das partes, ou bilateral, quando ambas terão benefícios que lhe interessem. Essas parcerias não são estabelecidas apenas com outras empresas – também podem estar associadas a pessoas ou colaboradores.

Formar uma parceria com os colaboradores é uma preocupação que todo empreendedor deveria ter. Trata-se de uma parceria de valores, uma vez que a filosofia da empresa está em harmonia com os propósitos e objetivos do funcionário. E vice-versa. Profissionais qualificados, que compartilham das ideias e do trabalho realizado pela organização, dão o suporte necessário para que seu negócio cresça. Encontrá-las, retê-las e dividir os seus sonhos com elas é um diferencial para o sucesso de qualquer empreendimento.

No que diz respeito às parcerias com outras empresas ou fornecedores, as possibilidades são feitas para diversos fins. Entre elas, podemos destacar parcerias para marketing, consultoria/apoio para um novo negócio, vendas, distribuição ou fornecimento de produtos e serviços.

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Como fazer boas parcerias?

Obviamente, para ter boas parcerias, é preciso escolher bons parceiros. Faça parcerias com quem você já conhece e tenha analisado, anteriormente, quais são as contribuições que esse empreendedor pode fazer para a sua empresa e qual é o tipo de negócio com o qual ela trabalha, levando em conta seus valores e princípios éticos – identificam-se com os seus?

Parcerias raramente se criam em curto prazo, pois é preciso que ambas as partes tenham confiança entre si e passem credibilidade em seus negócios. Construir uma rede de contados e um networking de qualidade é um excelente meio de encontrar parceiros estratégicos no futuro.

Conduto, antes de pensar em quais benefícios sua empresa terá ao propor a nova parceria, analise quais pontos positivos você tem a oferecer ou contribuir com o negócio do seu parceiro em potencial. Para tanto, também identifique quais competências e conhecimentos precisam ser agregados ou melhorados para alavancar seus resultados – especialmente nas parcerias para consultoria, por exemplo.

Por fim, leve em consideração que as parcerias não trazem o resultado esperado “automaticamente” e dependem que você faça sua parte para alavancar o negócio!

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A Viva! Experiências

Nós, da Viva! Experiências, trabalhamos diretamente com nossos parceiros e as experiências oferecidas por eles. Ao identificar quais estilos e estruturas de experiências nossos clientes B2B ou B2C buscam, nosso foco passa a ser encontrar as empresas que possam oferecer as melhores experiências vivenciais a eles.

Saiba mais em: Por dentro da Viva! Experiências: Parcerias

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¹Pesquisa “Demografia das Empresas 2013” divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) em setembro de 2015.

Referências:

http://www.clube-do-dinheiro.com/boas-parcerias-levam-a-bons-negocios/

http://www.contabeis.com.br/artigos/805/a-importancia-das-parcerias-nos-negocios/

http://blog.hotmart.com/produtores/como-montar-boas-parcerias-para-o-seu-negocio/

 

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