A Pirâmide de Maslow e a Motivação Profissional

A Pirâmide de Maslow é uma das teorias de motivação mais conhecidas do mundo. A teoria diz que a motivação de um indivíduo baseia-se em uma hierarquia de cinco necessidades que são distribuídas em uma pirâmide: necessidades fisiológicas, necessidades de segurança, necessidades sociais, necessidades de autoestima e necessidades de realização pessoal.

.

As cinco necessidades do ser humano, segundo a Pirâmide de Marshow

a-piramide-de-maslow-e-a-motivacao-profissional

  • Necessidades fisiológicas: são necessidades indispensáveis à vida, como alimentação, água, respiração, sono, sexo, excreção e abrigo.
  • Necessidades de segurança: tratam-se das necessidades que o ser humano tem em se sentir seguro com sua saúde, emprego, família e propriedade.
  • Necessidades sociais: dizem respeito ao campo da afetividade (amor) e relacionamentos. Inclui a relação com a família, amigos e parceiros(as).
  • Necessidades de autoestima: são necessidades relacionadas ao reconhecimento, confiança, respeito e conquistas individuais.
  • Necessidades de realização pessoal: caracterizam-se pela busca por desafios, oportunidades de usar a criatividade, crescimento profissional e solução de problemas.

Segundo essa teoria, os indivíduos precisam, primeiramente, satisfazer o que Maslow chama de “necessidades de nível mais baixo” (ou, pelo menos, atendê-las parcialmente) para depois avançar para as necessidades do nível acima da pirâmide.

.

A Pirâmide de Maslow aplicada no trabalho e nas relações corporativas

a-piramide-de-maslow-e-a-motivacao-profissional-2No campo corporativo, a Pirâmide de Maslow é bastante significativa para a psicologia organizacional. Quando uma pessoa não tem suas necessidades primárias satisfeitas (sede, fome e sono saciados, por exemplo), seu desempenho no trabalho é afetado e isso pode causar situações de baixa produtividade e desmotivação.

Na prática, a conclusão dessa teoria é que os profissionais precisam, primeiramente, atender às suas necessidades de bem-estar físico e manutenção da saúde para depois se motivarem a desempenhar melhor as suas funções profissionais (a partir de incentivos como oportunidades de crescimento e estabilidade no trabalho, por exemplo). Isso se concretiza com uma remuneração capaz de arcar com as despesas mínimas de sobrevivência para ele e sua família.

A necessidade de se sentir seguro no trabalho diz respeito a ter um emprego estável e que conceda benefícios: seguro de vida, plano de saúde, vale alimentação etc. Já as necessidades sociais trazem a ideia de pertencer a um determinado grupo ou empresa; esse sentimento de pertencimento ocorre quando os profissionais se sentem aceitos uns pelos outros e criam vínculos sociais.

Leia também: Sentimento de pertencimento no trabalho

As necessidades de autoestima dependem da valorização e reconhecimento profissional no ambiente de trabalho. Um elogio pelo trabalho realizado com eficácia, premiação ou aumento de salário por bom desempenho ou uma promoção no emprego são formas de motivar um funcionário a partir dessa necessidade.

Por fim, o último nível da Pirâmide de Maslow aplicada no trabalho é a necessidade de estar em uma empresa que proporcione um bom plano de carreira. As pessoas que estão no “topo da pirâmide” aspiram por cargos e atividades que as desafiem a utilizar seus pontos fortes, sua criatividade e suas habilidades para elaboração de estratégias ou solução de problemas. Entretanto, também estão mais propensas a se desmotivarem ou se frustrarem quando não encontram os desafios ou benefícios que procuram.

a-piramide-de-maslow-e-a-motivacao-profissional-3

Reprodução

Evidentemente, a Pirâmide de Maslow é diretamente aplicada no trabalho, mas também pode apresentar ressalvas. Um funcionário não precisa necessariamente passar por todos os níveis da pirâmide antes de buscar a sua autorrealização; as cinco necessidades podem surgir a qualquer momento. O que deve ser levado em consideração é que o investimento na motivação e realização profissional dos funcionários garante maior produtividade e eficiência no trabalho. Cabe à área de gestão e recursos humanos identificar em qual ponto da carreira o colaborador está e qual é a sua atual necessidade.

Referências: IBC Coaching / Sobre Administração

Menu