A era do Marketing de Experiência

O marketing de experiência é um conjunto de ações que se utilizam da emoção em uma determinada experiência como forma de engajar, motivar e fidelizar colaboradores e clientes. Em relação aos funcionários de uma empresa, é uma ferramenta a ser utilizada internamente para motivação individual, promoção e recompensa, seja em forma de prêmios por desempenho e bônus intangíveis.

Já para os clientes e parceiros, o marketing de experiência visa fortalecer o relacionamento entre uma empresa e seus consumidores através de experiências em forma de presentes. Essas ações visam criar um impacto positivo nas vendas e desenvolver oportunidades para as marcas sejam bem vistas por eles e criem vínculos de exclusividade.

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Vantagens do marketing de experiência

O mundo corporativo vive um tempo de relacionamento individual com o seu público, daí a importância da exclusividade. O cliente deve ser visto como único e seu desejo e satisfação devem ser pontos essenciais para o trabalho de uma empresa. Isso acontece principalmente porque, a todo o instante, novos concorrentes chegam ao mercado e o resultado disso é que os consumidores não são tão fiéis a uma marca como antigamente.

Uma empresa deve ter uma relação emocional com seu cliente para que ele viva experiências que causem sentimentos positivos. Na prática, isso é comum quando você está descontente com a empresa que te mandou um boleto bancário errado, mas se sente satisfeito com uma loja que te presenteou com um ingresso cortesia para o cinema ou um jantar a dois, por exemplo.

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Kitesurfing

Além de lazer e jantar, outras iniciativas que uma empresa pode proporcionar a seus clientes são: viagens, um voo de balão, uma corrida de kart, uma partida de boliche, uma aula de esgrima ou uma experiência envolvendo esportes radicais (rafting, rapel, kitesurfing, entre outros). Não se trata apenas de entregar um prêmio a um consumidor assíduo há anos, mas sim colocá-lo em outro patamar: oferecer uma experiência única e inesquecível a ele.

Por exemplo, se a relação que você tem com uma marca é apenas o costume de comprar seu produto no supermercado, provavelmente a impressão que você tem dela não é a mesma de uma empresa que te proporciona uma experiência que você nunca passou antes. Uma experiência inesquecível criará uma forte associação entre o presente e a marca que te presentou.

Para isso, conheça o seu público, saiba quem é seu cliente e qual experiência melhor atende às suas expectativas e necessidades. O conhecimentos é essencial para alcançar resultados. Uma boa impressão da sua marca vale mais que mil palavras!

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