3 habilidades que um líder precisa desenvolver para ter sucesso em 2017

O mercado de trabalho vive em constantes mudanças – e isso é bem perceptível. Muitas habilidades que são fundamentais para você se manter ou se desenvolver em um emprego devem mudar nos próximos anos, sendo aprimoradas ou mesmo substituídas por outras. Como um líder pode se preparar para o mercado de trabalho no futuro, mas já desenvolver habilidades para ter sucesso neste ano de 2017?

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Habilidades de bom líder:
mudanças e aperfeiçoamento

3 habilidades que um líder precisa desenvolver para ter sucesso em 2017

O ano de 2016 possibilitou que muitas estratégias fossem aplicadas ou alteradas para aumentar o engajamento e a produção em uma empresa, ou mesmo para se adaptar às exigências do mercado. Em 2017, as empresas podem continuar nesse ritmo ou desenvolver habilidades ainda melhores para se destacar da concorrência.

De acordo com uma pesquisa do Fórum Econômico Mundial, 35% das habilidades que hoje são necessárias para ter sucesso no trabalho serão diferentes daqui a 5 anos. Já é possível perceber o efeito dessas mudanças no mundo corporativo, seja pelo aumento cada vez maior da tecnologia, pelo surgimento ou desaparecimento de certas profissões ou pela necessidade de desenvolver novas habilidades para não “ficar para trás” no mercado.

O Fórum Econômico Mundial também destaca que a capacidade de motivar, desenvolver pessoas e identificar talentos é uma das habilidades mais importante que um líder precisa ter nos próximos anos. Afinal, é graças ao crescimento de toda demanda de tecnologia que o diferencial para o sucesso de uma empresa está nas PESSOAS. Pessoas ainda precisam ser conduzidas, mas não apenas isso: motivadas para se empenharem e atingirem o melhor resultado.

O autor americano Mark Murphy (expert em liderança organizacional) listou três habilidades que um líder precisa desenvolver para ter sucesso em 2017. Você encontra o artigo original no site da Revista Forbes. Adaptamos tais habilidades para a realidade das empresas brasileiras; confira abaixo!

1 – Criar avaliações de desempenho e mantê-las

Dar feedback construtivos aos funcionários é uma importante ferramenta para proporcionar mais motivação a eles e deixar a equipe a par do que a empresa espera do trabalho de cada membro. Essa avaliação pode ocorrer em intervalos específicos (exemplo: avaliações anuais, semestrais, mensais etc.) ou ocorrer sempre que houver um bom resultado alcançado ou necessidade de pontuar um erro.

Nesse sentido, temos a segunda habilidade:

2 – Conduzir conversas difíceis com leveza

A tarefa de dar feedbacks e críticas construtivas pode ser difícil, especialmente em momentos em que o colaborador está envolvido emocionalmente com o trabalho ou passando por momentos de mudanças na empresa. O ideal seria escolher o melhor momento para pontuar um erro ou dar uma crítica construtiva, mas infelizmente nem sempre isso é possível.

Encare as falhas como obstáculos a serem superados pelos colaboradores e conduza o feedback de uma forma clara e objetiva. Pense em uma conversa/crítica capaz de motivá-los e dar mais energia para que eles se esforcem naturalmente nos projetos desenvolvidos pela empresa.

3 – Saber gerenciar equipes cada vez mais remotas e virtuais

Existem muitas vantagens no trabalho remoto – e, talvez, a principal delas é que os profissionais se sentem mais felizes com a possibilidade de trabalhar remotamente. O artigo de Mark Murphy aponta que apenas 24% dos funcionários que trabalham em escritórios formais amam o que fazem, mas que esse número sobe para 45% quando a entrevista é feita com pessoas que já adotam o home office em sua rotina.

É claro que nem todos os setores permitem esse formato, mas quando a função exige apenas um computador e um ponto de internet, é home office torna-se uma boa estratégia a ser adotada. Para isso, o líder de 2017 precisa ter a habilidade e a capacidade de gerenciar equipes cada vez mais remotas e “virtuais”.

* Os tópicos acima contêm informações da revista Forbes.

Uma das tendências observadas em 2016 foi o interesse das empresas em trazer mais qualidade de vida e satisfação profissional aos processos de trabalho. Para isso, muitas empresas vêm implantando campanhas de incentivos em suas equipes e oferecendo bonificações pelos bons resultados alcançados. Essa é outra mudança de hábitos que os líderes têm e que deve ser vista como importante destaque para este ano de 2017.

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